Home / Política

POLÍTICA

Divino Lemes: “Não dá para ir assumindo tudo o que aparece"

O prefeito de Senador Cane­do, Divino Lemes (PSD), em entrevista ao Diário da Manhã, comentou a dificuldade financeira dos municípios e o con­sequente desafio de atender a po­pulação com serviços públicos de qualidade. Segundo ele, a menor ar­recadação de impostos e o aumen­to contínuo da demanda por vagas escolares e atendimentos hospitala­res, por exemplo, dificulta o fecha­mento das contas.

CRISE ORÇAMENTÁRIA

A crise orçamentária foi um dos motivos do reajuste da passagem de ônibus, o qual poderia ser evita­do se as prefeituras da Região Me­tropolitana de Goiânia assumissem a administração dos 15 terminais. “O País passa por uma baixa em re­ceitas, devido a desmobilização das empresas com a crise, e uma alta nas demandas por serviços públi­cos. Não dá para ir assumindo tudo que aparece”, defendeu o prefeito.

Sobre o transporte coletivo, Divi­no Lemes assume que é uma área importante, mas não há como o município fazer um compromisso. “Nós não damos conta de dar em­prego a todo mundo. Sabemos que Goiânia tem a capacidade de em­pregar muita gente nossa, que usa o transporte público para ir ao em­prego, escola, ou até lazer. Mas não temos condição de fazer um com­promisso desse porte”, explica.

Uma pesquisa fei­ta pela consultoria Ur­ban Systems e publi­cada na revista Exame em 2016 pôs Sena­dor Canedo como a 4ª cidade peque­na mais desenvolvi­da economicamen­te no Brasil. Os dados da pesquisa são refe­rentes a 2015. Ques­tionado, o prefeito ale­gou que esse quadro não é mais a realida­de vivida pelo muni­cípio hoje. No entan­to, Divino esclareceu que a prefeitura está em dia com o paga­mento dos servidores.

Fazendo um balan­ço do ano de 2017, o prefeito desta­cou a inauguração da primeira Es­tação de Tratamento de Esgoto do município e o início da construção da terceira Estação de Tratamento de Água da cidade, no Ribeirão Sozi­nha. O abastecimento e o tratamen­to de água do município é indepen­dente da Companhia Saneamento de Goiás (Saneago). Lembrando do período de seca enfrentado no ano passado, Divino afirmou que está fazendo uma reserva de água para evitar novos problemas neste ano.

O prefeito também prestou con­tas do valor investido em educa­ção e saúde no ano passado, que foram maiores que o piso de gastos estipula­do pela Consti­tuição Federal. Foram destina­dos 20% do or­çamento muni­cipal para saúde e 28% para edu­cação, enquan­to o exigido é 15% e 25%, res­pectivamente. Em 2017, a pre­feitura cons­truiu e pôs em funcionamen­to dois novos Programas de Saúde Familiar (PSF), espécie de unidade de saúde 24 horas, a fim de desafogar a Unidade de Pron­to Atendimento (UPA) da cidade.

Na área da educação, Divino ce­lebrou as matrículas escolares fei­tas pela internet a partir deste ano. “Diferentemente do ano passado, que teve filas imensas para matrí­cula e pessoas dormindo nos colé­gios, neste ano as matrículas foram feitas por telefone ou virtualmente”. Ele confessou, no entanto, que ain­da há um déficit muito grande de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

Sobre a violência urbana, Divi­no Lemes afirmou: “Nossa cida­de tem os mesmos problemas de segurança de uma cidade metro­politana, mas temos a melhor re­ferência hoje de resultados das po­líciaa Civil e Militar aqui”. Apesar da fala do prefeito, uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) de 2016 colocou Senador Canedo como a 24ª cida­de mais violenta do país e 3ª mais violenta do Estado de Goiás. Ela­borado junto com o Fórum Brasi­leiro de Segurança Pública, o estu­do foi feito com os dados de 2015.

Confrontado com essa pesqui­sa, Divino Lemes argumentou que a realidade mudou grandemente nesses últimos dois anos. E se ba­seou em uma pesquisa oficial da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP), que indicou a redução da taxa de homicídios em 2016. Em comparação com 2015, o número teria caído de 84,94% para 49,82% por 100 mil habitantes.

Divino também falou sobre a mi­gração da violência: “A maioria dos crimes mais violentos de furto e as­salto a mão armada aqui, quando apura, são cidadãos de outra região da Grande Goiânia. Um dos ônus  dessa conurbação de proximidade é a possibilidade de migrar a vio­lência”. Para sanar esse problema, o prefeito anunciou a construção de batalhões na entrada e na saí­da na cidade. Esse projeto, que to­mará recursos do programa esta­dual Goiás na Frente, está na fase de licitação e espera-se que as obras sejam concluídas ainda este ano.

ELEIÇÕES

No dia 11 de dezembro, o presi­dente estadual do PSD, Vilmar Ro­cha, defendeu em entrevista ao O Popular uma renovação do governo de Goiás e um nome vindo da socie­dade, o que poderia sinalizar o não apoio à pré-candidatura de Zé Eli­ton (PSDB). Todavia, 16 dias depois, no lançamento do programa Inter­net Para Todos, o presidente afir­mou ter orgulho de fazer parte deste projeto, junto ao governador Mar­coni Perillo (PSDB), há mais de 20 anos. Questionado sobre, o prefeito Divino Lemes reafirmou que sem­pre foi e continuará sendo da base.

“Ele criticou, foi e voltou atrás; eu nem fui com ele. Eu sou da base, tenho simpatia com o grupo do go­vernador a vida inteira. Este é meu quarto mandato e todos os outros três eu trabalhei com o Marco­ni”, afirmou o prefeito de Senador Canedo. Em relação ao presiden­te, Divino esclareceu que respei­ta e gosta muito dele, mas espera que ele ajuste suas expectativas para que o partido permaneça na base.

  A maioria dos crimes mais violentos de furto e assalto a mão armada aqui, quando apura, são cidadãos de outra região da Grande Goiânia”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias