Home / Política

POLÍTICA

Seacons cobra de presidente definição dos acordos coletivos

O presidente do Sindicato dos Empregados nas Empresas de As­seio, Conservação, Limpeza Públi­ca e Ambiental, Coleta de Lixo e Si­milares de Goiás, Rildo Ribeiro de Miranda, cobrou, ontem, do presi­dente da Comurg, Denes Pereira, providências para firmar os acor­dos coletivos que favorecem conco­mitantemente os trabalhadores e a companhia. “Espero que o presiden­te Denes Pereira cumpra a legislação e firme com o sindicado os acordos coletivos, o mais rápido possível”.

Rildo Ribeiro de Miranda diz que o Seacons está empenhado em ofe­recer contribuição para que a Co­murg seja recuperada administrativa e financeiramente e que os trabalha­dores mantenham seus empregos, salários em dia e outros benefícios assegurados em lei. “O Sindicato tem apresentado à diretoria da Comurg sugestões para a instituição seja pre­servada, os empregos mantidos e melhoria na qualidade dos serviços prestados à comunidade goianiense”.

O presidente lembrou que, nos acordos coletivos, estão previstas iniciativas que valorizam o traba­lhador e que geram redução de cus­tos à Comurg. Como exemplo, ele cita a extinção de gratificações e a instituição de incentivos ao servi­dor. “Os acordos coletivos preser­vam direitos dos servidores, mas também contribuem com o forta­lecimento da empresa”

Rildo cobra também da diretoria da Comurg o pagamento de gratifi­cações aos servidores que ocupam cargos de chefia, aos coletores que não recebem a taxa devida e tam­bém aos servidores que atuam na pode de árvores e limpeza de cór­regos. “Essa anomalia precisa ser corrigida”. Ele pede também o for­necimento aos servidores unifor­mes adequados, porque os atuais estão em “situação precária”.

Outra frente do Seacons é em relação às 200 empresas privadas existentes em Goiás que atuam na área de asseio e conservação: com a reforma trabalhista, 20 mil traba­lhadores precisam ter seus direi­tos preservados e o Seacons vai ini­ciar conversações com o sindicato patronal das empresas. “Estamos atuando para evitar mais prejuízos aos trabalhadores”.

Questionado, Nailton Oliveira, diretor-administrativo-financei­ro da Comurg, diz que a direto­ria está empenhada em firmar os acordos coletivos com o Seacons, sempre em defesa da companhia e dos servidores. “Tudo que for bom para a Comurg e aos seus servido­res, estaremos defendendo, como os acordos coletivos”.

Nailton Oliveira diz que a dire­ção da companhia atua em sintonia com o Seacons para, em conjunto, tomarem medidas que venham “re­cuperar, em definitivo”, a Comurg e também preservar os empregos dos servidores e “aprimorar” a qualidade dos serviços de coleta de lixo presta­dos à população de Goiânia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias