Home / Política

POLÍTICA

Grupo empresarial autuado mais de 40 vezes é alvo da Operação Terra Prometida

Imagem ilustrativa


A Operação Terra Prometida que investiga o crime de sonegação fiscal e falsidade ideológica de um grupo empresarial foi deflagrada nesta quarta-feira (29/11). Durante a ação, 14 mandados de busca e apreensão foram realizados pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Ordem Tributária (DOT). Estabelecimentos de bebidas no setor Campinas foram os alvos. Em um dos locais, uma pessoa foi detida por porte ilegal de armas.

O grupo que é pertencente a mesma família, possui várias empresas e já foi autuado mais de 40 vezes desde 2009. Estima-se que tenham sonegado cerca de R$ 8 milhões de impostos. Dentre as irregularidades estão a compra de ticket alimentação e vale-refeição. No estabelecimento, foram localizadas máquinas e cartões de clientes usados no crime.

Conforme informações do delgado Regional de Fiscalização, Fernando Bittencourt, o grupo reduzia os valores entre 10% e 15%. Para a utilização das máquinas, foram criadas empresas fantasmas. A violação pode ser caracterizada como sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e crime contra a economia popular.

Os relatórios da investigação conjunta entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Polícia Civil e Militar, com início em 2016, mostram que as empresas comentaram inúmeras irregularidades fiscais. Entre as principais estão o transporte de grandes quantidades de mercadorias usando somente cupom fiscal, compra e venda sem nota, assim como utilização de transportadora sem devido cadastro no Estado.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias