Home / Política

POLÍTICA

Congresso reúne senadores, vereadores e ministros em Goiânia

O projeto Senado Cidadão realiza neste sábado, 25, em Santo Antônio de Goiás, na Fazenda Toca da Orca (localizada entre Goiânia e Nerópolis), o congresso “Senado e Câmaras Municipais” com a participação de senadores, deputados federais, prefeitos, integrantes dos tribunais de contas e ministros de Estado.

O evento ocorre a partir das 8h e terá como missão discutir a integração das câmeras municipais com as demais casas legislativas federais. Durante o encontro será entregue o “Manual do Legislativo municipal” e realizada confraternização entre legisladores.

Dentre os palestrantes estão representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); Ricardo Oliveira, presidente da União dos Vereadores de Goiás (UVG), especialista em direito público Leonardo Batista e senador Wilder Morais (PP).

Joaquim de Castro, presidente do TCM, será um dos palestrantes do dia, com debates sobre o acompanhamento das atividades dos gestores públicos e o papel constitucional dos vereadores.

Para o encontro são esperados Ricardo Barros, ministro da Saúde; Alexandre Baldy, ministro das Cidades; Gilberto Occhi, presidente nacional da Caixa Econômica Federal; Nelson Antônio de Souza, vice-presidente de habitação, dentre outros agentes públicos que atuam diretamente com os municípios na liberação de recursos para elaboração de políticas públicas em áreas como saúde, educação e habitação.

Centenas de vereadores confirmaram presença no encontro que tem como principal meta mostrar a força política dos legisladores municipais e como eles podem impactar as ações do Congresso Nacional e dos poderes executivos municipais, estaduais e a própria União.

Organizador do evento, o senador Wilder Morais afirma que o congresso “Senado e Câmaras Municipais” visa integrar as cidades goianas aos temas de destaque que estão em pauta e debate legislativo. Para o parlamentar, o vereador é quem está mais próximo da população, quem recolhe as demandas mais urgentes e importantes, quem observa a deterioração das cidades e quem traz informações preciosas sobre o que deseja o morador. Não bastasse, lembra, é o vereador que fiscaliza as ações das Prefeituras e tem o poder de interferir no cotidiano através de emendas e leis que afetam o Código de Posturas, as leis orgânicas, os códigos tributários e legislações ambientais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias