Home / Política

POLÍTICA

Um Judiciário independente

O desembargador Gilberto Marques Filho tomou posse na tarde dessa quarta-feira, 1º, como presidente do Tribunal de Justiça de Goiás para o próximo biênio. Ele sucede o desembargador Leobino Valente Chaves no cargo e foram também empossados a vice-presidente, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco e o corregedor-geral de Justiça, desembargador Walter Carlos Lemes.

A posse foi prestigiada por todos os integrantes do Tribunal de Justiça e grande parte dos magistrados de Goiás. O governador Marconi Perillo e seu vice, José Éliton estavam presentes à cerimônia, bem como o prefeito de Goiânia, Iris Rezende e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha. Representantes e dirigentes do Judiciário de outros Estados também se fizeram presentes. Antes da cerimônia de posse foi celebrada uma missão em ação de graças no Auditório, presidida pelo bispo emérito da Diocese de Uruaçu, dom José Chaves.

Em seu discurso de transmissão do cargo o desembargador Leobino Valente Chaves, ex-presidente, lembrou que pela segunda vez transferiu a direção do Judiciário ao seu sucessor legal. A primeira se deu quando ele era vice-presidente e concluiu o mandato do desembargador Vítor Barbosa Lenza e passou o comando ao desembargador Ney Teles de Paula. “Experimentei uma indescritível alegria por ver superados os temores e as dificuldades do início da jornada e realizadas todas as metas então estabelecidas”, frisou.

Leobino comparou sua sensação à do navegador que “embora sabedor das dificuldades que atravessa, não tem lançar-se ao mar e enfrentar as procelas, por que conhece e ama seu barco e tem a certeza de que ele o levará a porto seguro”. Ele enumerou realizações de sua administração que fizeram a diferença, como a Revista TJGO, edição oficial de notícias do Judiciário goiano que está em circulação e a execução de 90% das metas estabelecidas no planejamento de gestão bienal. “A construção do Fórum Cível de Goiânia e a implantação do sistema digital de processo, estão, seguramente, entra as maiores conquistas, por representarem velhos sonhos e solução para problemas também antigos”.

Falou também das conquistas sociais para a população advindas com o Projeto Acelerar Previdenciário, uma das vedetes da administração sob comando da desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, que atuou em mais de 70 comarcas pelo estado afora, milhares de audiências realizadas, sentenças prolatadas e cerca de R$ 180 milhões de benefícios distribuídos.

Prodígio

A desembargadora Carmecy Rosa Maria de Oliveira foi escolhida para fazer a saudação ao desembargador Gilberto Marques Filho em nome dos demais integrantes da Corte. Ela lembrou que ambos são amigos desde a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás e ingressaram juntos na magistratura, sendo que Gilberto entrou na carreira como “garoto prodígio”. Ela frisou a honra que as mulheres recebem por ter pela primeira vez uma mulher ocupando o cargo de vice-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás.

Autonomia

Em sua posse o desembargador Gilberto Marques Filho lembrou que está na carreira da magistratura há 41 anos em “plena e incansável atividade” e que viveu muitas experiências no decorrer desses anos. “Algumas agradáveis e gratificantes e outras nem tanto”, frisou ele se recordando de quando foi refém no Cepaigo com outras autoridades, como o presidente do Tribunal de Justiça de então, desembargador Homero Sabino, outros juízes, delegados, secretário da Segurança Pública, militares e servidores do Judiciário”, com a ressalva da tristeza com o desfecho.

O novo presidente do Judiciário frisou que fará uma gestão “em plena harmonia com os outros poderes, mas sempre atento à sua autonomia e independência”, mantendo a firmeza na condução do Poder para a superação dos impasses e a recuperação econômica do Estado.

Ao final Gilberto Marques Filho cumprimentou os desembargadores Beatriz Figueiredo Franco e Walter Carlos Lemes pela posse como vice-presidente e corregedor-geral de Justiça, frisando que eles serão “parceiros leais e operosos nessa gestão”.

Novo presidente, desembargador Gilberto Marques Filho

10-5

Nascido em Buriti Alegre, Gilberto Marques Filho formou-se em Direito, em 1974, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Iniciou a carreira na magistratura em 1976, na comarca de Ivolândia, sendo que no mesmo ano passou a atuar em Guapó. Em 1983, assumiu como juiz titular na comarca de Trindade. No ano de 1987, atuou no Juizado da Infância e Juventude, no 1º Juizado Especial Cível e na Vara de Assistência Judiciária em Goiânia, enquanto em 2001 assumiu a diretoria do Foro da comarca da capital. Tornou-se desembargador em março de 2002. Em 2011, foi eleito para integrar o TRE-GO como vice-presidente e corregedor regional eleitoral, assumindo a presidência em 2012.

Vice, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco

10-6

A desembargadora Beatriz Figueiredo Franco foi eleita vice-presidente e agradeceu a confiança depositada em seu trabalho, que levou à sua eleição.

Beatriz Figueiredo Franco ingressou no TJGO em dezembro de 2000, em vaga do quinto constitucional do Ministério Público do Estado. Foi promotora e procuradora de Justiça no período de 1978 a 2000. Foi vice-presidente do TRE-GO e corregedora-geral eleitoral de 2007 a 2008 e presidente do TRE-GO de 2008 a 2009. Também foi corregedora-geral da Justiça de Goiás no biênio 2011/13.

Corregedor-geral, desembargador Walter Carlos Lemes

10-7

O desembargador Walter Carlos Lemes, ao ser eleito corregedor-geral da Justiça de Goiás, parabenizou o Plenário do TJGO por ter realizado uma sessão extremamente “tranquila, que mostrou o discernimento e a competência dos desembargadores goianos”.  Walter Carlos Lemes nasceu em Bela Vista de Goiás. Formou-se em Direito na turma de 1974 da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás. Ingressou na magistratura em 1981, atuando inicialmente em Vianópolis, Pires do Rio, Orizona, Silvânia, Leopoldo de Bulhões, Caiapônia, Piranhas, Jataí e, em 1987, chegou a Goiânia. Presidiu o TRE-GO, no biênio 2013/15.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias