Home / Política

POLÍTICA

Caiado ajuda prefeitos do PMDB goiano em Brasília

O senador Ronaldo Caiado (Democratas-GO) dedicou parte de sua agenda, ontem, em Brasília, ao auxílio a dois municípios goianos comandados pelo PMDB. Como parte de sua estratégia de aproximação de importantes redutos eleitorais do estado na consolidação de seu projeto para 2018, Caiado assumiu a articulação de projetos estruturais para Rio Verde e Formosa no âmbito federal.

Em um primeiro momento, Caiado passou parte da manhã reunido com o prefeito de Formosa, Ernestor Roller, e 12 vereadores do municípios da região do Entorno. Na pauta, a elaboração de um projeto e o início do diálogo com o governo federal para corrigir a perda de arrecadação da cidade com a cessão de 125 mil hectares ao Exército Nacional na década de 70.

O uso da área altamente produtiva minou o desenvolvimento de Formosa que hoje sofre com a baixa arrecadação em contraste com o acelerado crescimento populacional. “É preciso construir uma solução definitiva através da isenção de tributos. É um orgulho ter o Exército na região, mas por ser uma área altamente rentável que poderia estar produzindo soja e outras riquezas, temos que buscar parcerias”, explicou Caiado.

Parceria

Para o prefeito de Formosa, Ernesto Roller, a reunião de forças com a estrutura do gabinete do senador Caiado é natural diante da imagem que o democrata hoje representa como "repositório de expectativas" da população goiana.

"É uma parceria que não é de agora, porque o senador Caiado já faz tempo que vem sendo repositório de expectativas e de esperança de uma população que vem sendo mal cuidada. É justamente na referência do senador Caiado no âmbito federal que vemos a oportunidade de solucionar os problemas dos goianos", comentou o prefeito.

Educação-modelo

Durante a tarde, Caiado articulou uma audiência do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, com o ministro da Educação, Mendonça Filho. O encontro serviu para oficializar o pedido de apoio na ampliação do número de salas de aula no município, trabalho já iniciado pelo prefeito local com o aumento de 12% nas vagas somente em um mês. O exemplo da administração local foi celebrado pelo Ministério que vai acompanhar de perto o modelo adotado na cidade.

“Já conseguimos em um mês inserir 2.500 crianças na escola com as salas de aula modulares. É uma novidade no Brasil que estamos implantando na cidade de Rio Verde e viemos hoje com nosso senador Ronaldo Caiado buscar esse apoio do Ministério da Educação para que a gente possa ter mais escolas, mas incentivos, mas recursos para que Rio Verde dentro de um prazo bem curto zere sua demanda tanto na educação infantil como no ensino fundamental”,  afirmou o prefeito Paulo do Vale.

Caiado destacou que o rápido crescimento econômico da cidade nos últimos anos acaba gerando como consequência o aumento da demanda por serviços públicos, o que exige uma atenção maior, tanto do governo do estado, quanto do governo federal na ampliação e na estruturação da rede.

“Rio Verde é o maior polo agropecuário do sudoeste goiano e, por esse motivo, atraiu muitas pessoas aumentando a demanda por educação. Hoje o ministro ficou impressionado com a eficiência da alternativa apresentada pelo prefeito com as salas de aula modulares climatizadas. Indiscutivelmente uma excelente solução. Foi determinado que uma equipe do FNDE vá até Rio Verde conhecer esse trabalho e se colocou à disposição para ajudar”, disse Caiado.

10

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias