Home / Política

POLÍTICA

PMDB busca consenso entre Andrey e Wellington

O PMDB terá que escolher entre Andrey Azeredo e Wellington Peixoto o candidato para a disputa à presidência da Câmara Municipal de Goiânia, cuja eleição está marcada para o dia 1º de janeiro, logo após a posse dos 35 vereadores.

Clécio Alves (PMDB), ex-presidente da Casa, retirou sua candidatura e anunciou apoio a Andrey Azeredo. Ele percebeu que não tinha votos suficientes para se manter na disputa pela presidência da Casa. Clécio já foi presidente do Legislativo.

Wellington Peixoto garante ter o apoio de sete vereadores, podendo chegar a dez, segundo revelou aos colegas, ontem à tarde. “Vamos chegar a um consenso. Não tem sentido o PMDB seguir com dois candidatos. Vamos conversar e buscar o entendimento”, disse Wellington Peixoto à reportagem do Diário da Manhã.

O prefeito eleito Iris Rezende disse aos peemedebistas que espera que haja consenso em torno de chapa única para a Mesa Diretora da Câmara Municipal e adiantou que não pretende interferir no processo de eleição do Legislativo.

Iris Rezende recomendou aos três vereadores do PMDB “prudência e diálogo” para que se alcance a unidade na escolha da direção da Câmara Municipal. “O prefeito eleito me disse não ter preferência por nome e que cabe aos vereadores encontrar a solução para a definição da presidência da Casa”, disse Wellington Peixoto.

Outros nomes

Além dos peemedebistas Andrey Azeredo e de Wellington Peixoto, também são candidatos a presidente pela base do prefeito Iris Rezende: Paulinho Graus (PDT) e Milton Mercês (PRP). A oposição mantém a candidatura da vereadora Cristina Lopes (PSDB). O presidente da Casa, Anselmo Pereira (PSDB), já não se movimenta mais como candidato à reeleição.

Andrey Azeredo disse que recebe com felicidade o apoio do vereador Clécio. “O gesto dele é grandioso e demonstra maturidade dele e do PMDB para buscar um consenso. Vou conversar com mais intensidade com os outros vereadores”, destacou. Andrey disse que o assunto tem sido tratado com o prefeito eleito Iris Rezende.

Welington Peixoto é de opinião que o PMDB e a base de Iris Rezende não podem se dar ao luxo de entregar a presidência para a oposição. “Ele (Clécio) declarou apoio ao Andrey, não é nada pessoal, já vínhamos conversando. O ruim é o PMDB chegar separado. Creio que teremos um candidato e vamos buscar o apoio de Iris Rezende”, afirmou.

Paulinho Graus revelou que agora faz parte de um grupo composto por 16 vereadores – ele e mais 15 novatos. Mas o que se percebe é que parlamentares que estão neste grupo também estão em outros. O parlamentar do PDT corre por fora e também é candidato a presidente da Câmara Municipal de Goiânia.

Já Milton Mercês diz que tem apoio do vereador Elias Vaz (PSB) e que recebeu “sinal verde” do presidente estadual do PRP, Jorcelino Braga, para prosseguir com a campanha para a presidência da Câmara. “Tenho conversado com os companheiros. A receptividade tem sido boa, mas é cedo para falar quantos votos temos e se haverá ou não disputa em plenário, com duas chapas, no domingo”.

O grupo de novatos, formado por 13 vereadores, também se articula, em busca de oferecer apoio a um nome que seja da simpatia do prefeito eleito Iris Rezende. Por isso, tem conversado com Andrey Azeredo, Wellington Peixoto e Paulinho Graus.

Historicamente, a eleição para a presidência da Câmara de Goiânia apresenta surpresas e a definição somente ocorre no dia da votação. O que mais acontece no Legislativo são as reviravoltas. Os acordos, na verdade, fechados pelos partidos, acontecem na data da eleição para a presidência da Casa.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias