Home / Política

POLÍTICA

Deputada Adriana Accorsi propõe campanha nas escolas para combater o machismo

A deputada estadual Adriana Accorsi (PT) elaborou um projeto de lei que tem por objetivo combater o machismo na rede pública estadual de ensino com campanha permanente. A proposta já foi aprovada nas comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Educação Cultura e Esporte.

A medida determina que as unidades de ensino formem equipes multidiciplinares, compostas por professores, alunos, pais e voluntários a fim de promover a conscientização sobre as questões de gênero e sobre as situações vivenciadas pelas mulheres.

De acordo com o projeto, escolas públicas deverão elaborar e aprovar um plano de ações no qual esteja incluso no calendário a Semana de Combate à Opressão de Gênero e de Valorização das Mulheres. A campanha deve ser marcada para acontecer próxima ao Dia Mundial de Combate à Violência contra a Mulher, que é comemorado em 25 de novembro.

Conforme a autora da proposta, a escola é um dos primeiros locais onde que as crianças aprendem e tem convívio social, por isso a importância do projeto. "É papel do poder público implementar práticas pedagógicas que estimulem a reflexão e a crítica ao machismo", defende.

Goiás é o terceiro estado que mais mata mulheres, conforme o Mapa da Violência 2015. São 8,6 a cada 100 mil habitantes no estado, bem acima da média nacional de 4,8. Com base nessa estatística, Accorsi espera inibir futuros casos de violência de gênero, visto que as campanhas nas escolas envolve a comunidade, organizações sociais e meios de comunicação.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias