Home / Política

POLÍTICA

STF notifica Dilma para explicar o por que ela classifica o impeachment como "Golpe"

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na data de ontem, quarta-feira, 18, que a presidente afastada do cargo Dilma Rousseff (PT) seja notificada sobre interpelação judicial proposta por deputados que questionaram o fato de Dilma classificar o processo de impeachment que vem ocorrendo no país, como “golpe de Estado”. Rosa concedeu o prazo de dez dias para que a presidente afastada se pronuncie.

A ação foi assinada pelos deputados Júlio Lopes (PP-RJ), Carlos Sampaio (PSDB-SP), Pauderney Avelino (DEM_AM), Rubens Bueno (PPS-PR), Antônio Imbassahy (PSDB-BA) e Paulo Pereira da Silva (SD-SP). Os deputados alegam que a acusação de Dilma é algo que eles classificaram como “gravidade ímpar”, levando em consideração que declarações do tipo podem agravar o cenário da crise nacional.

“Ao comportar-se da maneira como vem fazendo, a senhora presidente da República deixa toda a nação em dúvida, recomendando, portanto, a presente interpelação, a fim de que possa explicar qual a natureza, os motivos e os agentes desse suposto 'golpe'”, dizem os deputados que assinaram a ação.

A interpelação conta com uma série de discursos proferidos pela presidente afastada em que ela classifica o processo de impeachment contra ela como “golpe”.

Os parlamentares ainda pedem que Dilma explique, entre outros pontos, quais são os atos que compõem o “golpe de Estado” denunciado por ela, além de informar quem são os responsáveis e quais as instituições atentam contra seu mandato. E ainda, deverá se pronunciar para elucidar quais serão as medidas pretendidas para resguardar a República.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias