Home / Política

POLÍTICA

Parlamentares evangélicos formam coalizão na América Latina

Bancada cristã de diversos países se reunem em Montividéu, no Uruguai. Na mesa, debates sobre defesa da família, da vida e combate à legalização do uso de maconha

A formação de uma legislação latinoamericana com princípios e inspirações semelhantes vem se tornando uma possibilidade cada vez mais real. Um exemplo pode ser visto na formação dos representantes religiosos. Que o diga a bancada evangélica brasileira, que tem afinado seu discurso com correntes de parlamentares cristãos mais proeminentes da Argentina, Uruguai e Chile.

Hoje, um grupo de políticos do Brasil participa do Congresso Internacional Parlamento e Fé “Transformando a América”, em Montividéu, no Uruguai. No encontro de hoje, os parlamentares realizam debates sobre soluções encontradas para fazer com que a constituição tradicional da família seja valorizada na sociedade e os mecanismos que possibilitam reduzir a corrupção sistêmica nos países.

Os deputados colocam na mesa vários temas: como eliminar a pobreza, impedimento da legalização do uso da maconha, estratégias para defesa do meio ambiente e a erradicação da desigualdade social.

Um dos participantes do encontro, o deputado João Campos (PSDB), afirma que os representantes populares têm articulado agendas comuns para discutirem nos seus respectivos parlamentos. “Estes congressos têm o poder de formar coalizões que possibilitam a atuação em conjunto dos grupos políticos de diferentes partes da América Latina”.

De acordo com João Campos - também convidado a participar de sessão legislativa da Câmara dos Representantes do Uruguai -, os legisladores de todo continente se encontram tendo como meta discutir estratégias legislativas para defender uma visão cristã do parlamento. “É uma coalizão internacional, que já realizou inclusive uma conferência global, em Buenos Aires no ano passado”.

EXPERIÊNCIAS


O parlamentar informa também que existe uma declaração do Congresso Internacional Parlamento e Fé, com os princípios da coalizão, e que o movimento tem como obrigação produzir espaços onde os parlamentares possam trocar experiências. “É um encontro que deseja somar forças. Também tem como meta trocar dados, informações, projetos de lei, normas e discutir  diferenças”, explica.

Se unem ao deputado goiano no encontro de Montividéu o senador Magno Malta (PR-ES) e o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ). O deputado e doutor em direito Gerardo Amarilla (Uruguai) e o senador Arboldo Wiens (Paraguai) são outros parlamentares que participam do encontro.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias