Home / Política

POLÍTICA

Maluf, esposa e filho são condenados pela Justiça francesa a três anos de prisão

MALUF 028 SAO PAULO 18.01.2011 JT GERAL ESPECIAL ANIVERSARIO DA CIDADE Especial sobre os quarenta anos do Elevado Costa e Silva, o Minhocão. Reportagem do JT entrevistou o idealizador e construtor da obra, o ex-prefeito, ex-governador e deputado Paulo Maluf no escritório de sua empresa, a Eucatex. FOTO TIAGO QUEIROZ/AE

Paulo Maluf, deputado federal e ex-prefeito de São Paulo, sua esposa e seu filho foram condenados pela Justiça francesa a três anos de prisão por lavagem de dinheiro de 1996 a 2005.

A sentença do ano passado ainda determinou o confisco de 1,8 milhão de euros em contas da família, além de multas que somam 500 mil euros que cada um deverá pagar.

A Justiça francesa alega que os três condenados agiram em associação para ocultar a origem dos recursos que seriam fruto de corrupção e desvio de dinheiro no Brasil na época em que Maluf ainda era prefeito de São Paulo.

A família é condenada pela justiça da França de enviar o dinheiro dos crimes para empresas oofshore e contas em bancos no exterior.

O deputado também é suspeito de corrupção por um depósito feito de US$ 1,7 milhão em uma agência do Crédit Agricole, na França. A justiça francesa desconfia que o dinheiro possa ter sido fruto de desvios em obras viárias de São Paulo, nos ano 90, quando Maluf ainda era prefeito.

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de São Paulo deram apoio à Justiça da França para com a acusação da família.

A Procuradoria-Geral da República foi informada em janeiro deste ano, sobre a condenação e está acompanhando o caso, que ainda não cabe recurso, e já foi solicitada a transferência do processo para o Brasil.

No Brasil

No Supremo Tribunal Federal (STF), Maluf é alvo de suas ações da Procuradoria-Geral da República, onde é acusado dos crimes de quadrilha, corrupção passiva, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. As ações permanecem em segredo de justiça.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias