Home / Política

POLÍTICA

Comissão do impeachment terá cronograma definido nesta segunda-feira

Impeachment

Rogério Rosso (PSD-DF), deputado federal e presidente da comissão do impeachment, juntamente como Jovair Arantes (PTB-G), relator do processo, irão apresentar nesta segunda-feira, 21, um plano de trabalho para o colegiado.

No final da semana passada o presidente da comissão analisou os documentos que se referem ao pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Os documentos foram elaborados pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr. e pela advogada Janaína Paschoal.

De acordo com a assessoria de comunicação de Rosso, no sábado ele passou o dia em reunião com técnicos da Câmara discutindo as regras a serem seguidas na comissão do impeachment e no domingo passou o dia em casa estudando os documentos sobre o processo.

Jovair divulgou que não dará qualquer declaração dobre o assunto até que comissão de reúna. A primeira sessão acontecerá nesta segunda-feira, a partir das 17h. O colegiado foi instalado na última quinta-feira, 17.

A presidente Dilma já foi notificada sobre a abertura do processo e tem prazo de 10 sessões da Câmara para apresentar sua defesa.

Na sexta-feira, 18, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, abriu uma sessão extraordinária que deu início ao prazo de defesa de Dilma.

Durante essa semana, caso o calendário estipulado por Cunha seja cumprido, serão feitas mais três sessões. Os oposicionistas do governo se pautam na proposta de que as reuniões devam acontecer em todos os dias úteis e o prazo da presidente deve expirar por volta do dia 5 de abril.

Dilma ao apresentar sua defesa dará o direito à comissão de realizar cinco sessões para elaborar um parecer e submetê-lo a voto. Rogério Rosso acredita que a comissão conclua todos os trabalhos em 30 dias.

O parecer elaborado pela comissão do impeachment ainda passará pelo plenário da Câmara, onde a presidente terá mais cinco sessões para apresentar defesa. Caso o pedido do processo seja acatado pelos dois órgãos, o processo segue para análise no Senado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias