Home / Política

POLÍTICA

Deputados enaltecem filiação de Lúcia ao PSB

A filiação da senadora Lúcia Vânia foi motivo de discursos e debates na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC) usou o tempo no pequeno expeditente para enaltecer a decisão da senadora de deixar o PSDB e se filiar ao PSB. "A senadora Lúcia Vânia acrescenta muito a este grupo politico do qual pertenço, juntamente com o ex-prefeito Vanderlan Cardoso. Sua experiência política vai agregar novos valores ao PSB, e, com certeza, seu nome será lembrado nas disputas majoritárias em 2018", avalia.

O deputado estadual Mané de Oliveira (PSDB) lamentou a saída de Lúcia Vânia de seu partido, mas lembra que a senadora é uma política valorosa, que trouxe significado aos seus mandatos, honrando os votos dos eleitores. Ele crê que na nova legenda, que também se alia ao governo do Estado, Lúcia Vânia vai continuar trilhando uma carreira exitosa.

Na oposição a nova opção política da senadora gera expectativas. Deputados do PMDB e do PT estimam que Lúcia Vânia pode estar criando uma nova força política no Estado. Avaliam que no médio prazo, Lúcia pode mesmo dissociar-se do marconismo, tornando-se opção à sucessão estadual. Mas há também a análise de que, no PSB, Lúcia se cacifa para a própria reeleição, no caso de uma chapa onde o governador Marconi Perillo (PSDB) dispute uma das duas vagas no Senado e seu vice, José Eliton (PP), seja candidato ao governo do Estado.

Lúcia tem feito movimentos de aproximação do PT do prefeito Paulo Garcia. Nesta semana, antes de sua filiação, participou de vistoria de obras junto com o prefeito no Puama (Parque Macambira-Anicuns) e nas reforma da Praça Cívica. Liderando o movimento de Mulheres na Política, esteve reunida com as deputadas estaduais Adriana Accorsi (PT), Isaura Lemos (PCdoB) e vereadora Tatiana Lemos (PCdoB). "Afinal, o que Lúcia Vânia tem a perder? Se o PSB for para o segundo turno nas eleições de Goiânia com o ex-prefeito Vanderlan Cardoso, numa disputa hipotética com Iris Rezende (PMDB), Lúcia poderia ter o apoio do Palácio das Esmeraldas ao seu candidato. Caso seja o PT no segundo turno, ela, Lúcia, poderia indicar o apoio de seu partido ao candidato do prefeito Paulo Garcia. Nos dois casos, ela amplia os espaços do PSB", avalia um parlamentar.

Seja qual for o jogo de Lúcia Vânia - reeleição ao Senado ou candidatura ao governo -, ela já pôs as peças no tabuleiro, como joga com as brancas, já deu as primeiras jogadas. Em política e no xadrez, geralmente, quem sai na frente costuma ser vencedor.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias