Home / Política

POLÍTICA

PMDB aprova expulsão de Júnior Friboi

O Conselho de Ética do PMDB decidiu nesta segunda-feira (22), por 4 votos a 2, pela expulsão dos quadros do partido do empresário José Batista Júnior (Friboi), por infidelidade partidária. O advogado do empresário afirmou que vai recorrer da decisão junto ao Diretório Nacional.

As acusações apontam as seguintes irregularidades:  não comparecer às reuniões e atividades do partido; deixou de participar da campanha estadual do PMDB, fez ofensas aos dirigentes do partido e tornou públicas as divergências internas; contrariou princípios básicos da legenda;  ser sócio do Grupo JBS/Friboi no momento da sua filiação no partido, apontada pelo representante da ação como detentora de monopólio no mercado brasileiro de carne e acusada de suposta sonegação fiscal. A carta escrita pelo empresário apoiando à reeleição do então candidato ao governo estadual Marconi Perillo (PSDB) também foi um dos pontos críticos da sua expulsão.

A defesa de Júnior Friboi questiona a legalidade do processo no Conselho de Ética e lembra que o empresário foi recebido com festa na sua filiação no partido, até mesmo pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e que se desligou totalmente das atividades do Grupo JBS antes disso. Sobre a carta de apoio ao Governador Marconi, os advogados afirmam que ele apenas disse que  "ele seria o melhor nome para Goiás, mas que Júnior Friboi seguiria apoiando o PMDB".

Com informações do jornal O Popular.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias