Home / Política

POLÍTICA

Missão comercial goiana à Rússia, Belarus e Polônia terá agenda intensa de negócios

A comitiva goiana que visita países do leste europeu a partir da próxima semana vai cumprir extensa agenda na Rússia, Belarus e Polônia. A delegação é chefiada pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton. A agenda de negócios será no período de 22 de junho a 4 de julho.

A Rússia será o primeiro destino da missão. O compromisso inicial será na embaixada russa, em Moscou, na segunda-feira (22/06). Empresários goianos vão assistir a uma apresentação sobre o mercado local. O chefe do escritório da Agência Brasileira de Apoio à Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Moscou, Almir Américo, vai falar sobre as características do mercado russo.

Em seguida, o chefe do setor de promoção comercial da entidade vai fazer apresentação sobre agronegócios e fármacos na Rússia. Ainda neste evento, o representante da empresa DHL, Lucas Beltrami, vai discorrer sobre a logística no comércio com a Rússia. Após o seminário, o vice-governador será recebido em audiência pelo embaixador do Brasil na Rússia, Antônio José Vallim Guerreiro.

No período da tarde será realizado, na Business Russia - entidade que representa o setor empresarial russo - um seminário para divulgação do Estado. Após a abertura do evento, José Eliton fará a apresentação institucional de Goiás. Em seguida, empresários goianos e russos divulgam suas empresas e produtos, e encerram o seminário com rodada de negócios.

Grupos empresariais
Para o segundo dia, terça-feira (23/06), pela manhã, a agenda prevê reunião de negócios com o Grupo Empresarial X5 e com a rede de supermercados do Grupo Dixie. O compromisso seguinte será com o diretor para a América Latina do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Eugeniy Popov. Na ocasião, será assinado Memorando de Entendimento entre o Governo de Goiás e a entidade russa. À tarde, a caravana goiana segue para nova reunião, no formato de mesa redonda e rodada de negócios, no Comitê Nacional de Cooperação Econômica com a América Latina (CN CEPLA), onde também está prevista assinatura de memorando de entendimento. À noite, o vice-governador participa de jantar oferecido pelo diretor geral do Grupo Aton, Vadim Kolomiets, quando será colocada em pauta a realização de novos negócios entre o setor privado russo e o Governo de Goiás.

Na manhã de quarta-feira (24/06), os integrantes da comitiva visitam a Fundação Skolkovo (Tecnhopark, Biomed Cluster). Além de conhecer o Centro de Inovação Skolkovo-Hiperkub e o Parque Técnico, os visitantes vão se encontrar com representantes das empresas residentes da Universidade Skolkovo. Na segunda parte do dia, o vice-governador de Goiás deve ser recebido pelo governador de Moscou, Andrey Vorobiev.

A delegação segue, na manhã de quinta-feira, para São Petersburgo, na Rússia, onde o vice-governador José Eliton se encontra com o vice-governador de São Petersburgo, Serguey Movchan. Na sequência, está prevista agenda de negócios com empresários locais durante o evento denominado ExpoForum. Mais tarde, a caravana visita o Clube de Engenharia local. Eliton apresenta as potencialidades de Goiás, e os russos, por sua vez, mostram as instalações do clube de Engenharia e o Cluster HiTech e Engineering.

A primeira etapa da viagem se encerra na sexta-feira, (26/06), com o seminário do Estado de Goiás na Câmara de Comércio de São Petersburgo. Primeiramente, o vice-governador faz a apresentação goiana. Na sequência, vêm as apresentações dos empresários goianos e das empresas russas, terminando com a realização de uma rodada de negócios.

Belarus
No domingo (28/06), a caravana goiana chega a Minsk, capital de Belarus, para visita oficial de dois dias. O primeiro compromisso será na manhã do dia seguinte (29), quando farão visita técnica na Indústria de Curtume de Minsk. De lá, seguem para a cidade de Soligorsky, próximo à capital, para participar de almoço oferecido pela Companhia Belaruskali, fabricante de potássio. O produto faz parte da pauta das importações goianas. O vice-governador e toda a delegação encerram o dia em encontro com o governador de Minsk, com presença do Comitê Executivo da Região de Minsk e participação de representantes dos Ministérios da Indústria, Agricultura e Consórcio de Indústria. As partes vão assinar um suplemento ao Acordo de Cooperação entre Goiás e Minsk, firmado em 2010.

Na terça-feira (30/06), pela manhã, será realizado o Seminário Estado de Goiás, com rodada de negócios, na sede da Federação da Câmara de Comércio e Indústria de Belarus. Após o evento, o vice-governador se encontra com o vice-ministro de Economia de Belarus. A missão encerra a programação em Belarus com visita ao complexo histórico Dudutki, localizado no distrito de Pukhovichi, que fica na região da capital Minsk.

Polônia
A comitiva goiana desembarca em Varsóvia na quarta-feira (1º de julho) para cumprir a última etapa da viagem. Na capital polonesa, durante a manhã de quinta-feira (2 de julho), os empresários integrantes da comitiva participam do Seminário do Estado de Goiás na Câmara Polonesa de Comércio (KIG). Os embaixadores do Brasil na Polônia, Jorge Geraldo Kadri, e da Polônia no Brasil, Andrzej Maria Braiter, confirmam presença no evento que vai apresentar as potencialidades de Goiás e da Polônia. Neste dia, a Câmara Polonesa de Comércio (KIG) e a Agência Polonesa para o Desenvolvimento Empresarial (PARP) oferecem almoço à delegação goiana. Após o almoço, no mesmo local, acontecerá uma rodada de negócios entre as empresas participantes.

Paralelamente ao evento, o vice-governador José Eliton participa de reunião com o vice-ministro de Relações Exteriores, Leszek Soczewica, e com o ministro da Economia, Janusz Piechocinski. Eles vão assinar um memorando de entendimento sobre cooperação comercial e de investimentos. À noite, a comitiva participa de jantar de negócios oferecido pelo vice-presidente do Grupo Carrefour, Thierry Etchemendigaray.

No último dia de compromissos oficiais na Polônia, sexta-feira (03/07), o vice-governador vai se reunir com o vice-presidente da Agência Polonesa para o Desenvolvimento Empresarial (PARP). Na sequência, haverá visita à empresa Biedronka, maior rede de supermercados da Polônia, que pertence ao grupo português Jerônimo Martins. Oficialmente, a missão termina com visita técnica ao Parque Tecnológico de Varsóvia. No sábado (4 de julho), a delegação retorna a Goiás.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias