Home / Política

POLÍTICA

Habeas corpus preventivo pede que Lula não seja preso

Mauricio Ramos Thomas, de 50 anos, afirmou nesta quinta-feira (25) que tomou a iniciativa de enviar o habeas corpus para evitar a prisão política do ex-presidente Lula na operação Lava Jato.

"Não concordo com injustiças e qualquer possibilidade do Lula ser preso hoje é por motivo político, não porque ele tem responsabilidade ou ligação com o esquema descoberto na operação Lava Jato. Quero evitar isso", disse.

Ramos Thomas se intitula consultor de advogados, já foi autor de habeas corpus a Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras preso na Lava Jato, e réus do mensalão.

O habeas corpus foi enviado por e-mail e pelos Correios para o TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, no Sul do país, no começo da semana.

"Pela legislação brasileira, qualquer pessoa pode entrar com um pedido de habeas corpus. Esse esse pedido não foi feito nem pelo ex-presidente Lula nem por nenhum representante dele. Soubemos do habeas corpus pela imprensa. Isso pode ter sido feito por uma pessoa de boa fé ou por um provocador para gerar um factoide", afirmou o Instituto Lula.

A Justiça federal do Paraná disse que o ex-presidente não é alvo de nenhuma investigação e para afastar "polêmicas desnecessárias", o comunicado da Justiça foi divulgado.

- Leia a nota na íntegra:

“Nota da 13ª Vara Federal de Curitiba

A fim de afastar polêmicas desnecessárias, informa-se, por oportuno, que não existe, perante este Juízo, qualquer investigação em curso relativamente a condutas do Exmo. ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias