Home / Política

POLÍTICA

Durante CPI, Youssef afirma que não foi mentor do esquema e diz que serviu como uma 'engrenagem'

O doleiro Alberto Youssef declarou, na manhã desta segunda-feira, durante a CPI da Petrobras, que serviu como uma 'engrenagem' no esquema de corrupção da Petrobras. “Não fui o mentor, mas uma engrenagem nesse processo”, afirmou.

Ele ainda teria declarado que Lula mandou fazer um pagamento para uma prestadora de serviços ligada à petroleira, informa o portal de notícias da Câmara dos Deputados. Youssef diz que ficou sabendo dessa informação por meio do ex-diretor da petrobras Paulo Roberto Costa. “Quem me contou isso foi o Paulo Roberto Costa”, declarou.

Segundo o doleiro, o ex-diretor ainda apontou dois partidos que teriam envolvimento com o caso da prestadora de serviços, a agência Muranno Marketing. "Paulo disse que, na época, foi R$ 6 milhões e pouco e que isso o PT teria que operacionalizar metade. A outra seria do PP. Em determinado momento, Julio Camargo (representante da empresa Toyo) me fez esse repasse de R$ 3 milhões para o PT”, declarou.

Youssef ainda declarou que participou de esquemas no financiamento de campanhas de políticos do PP, PMDB e PT. De acordo com a Câmara dos Deputados, o doleiro afirmou que participou de financiamentos de várias campanhas do PP, mas ele não citou nomes dos políticos que teriam envolvimento. Ele declarou que as campanhas do partido foram financiadas por um pedido do ex-deputado José Janene.

O doleiro ainda contou que financiaou a pedido do ex-diretor Paulo Roberto as campanhas dos senadores Valdir Raupp, do PMDB-RO, e Gleisi Hoffmann, do PT-PR.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias