Home / Política

POLÍTICA

Câmara dos deputados promove audiência pública sobre hidrelétricas na Chapada dos Veadeiros

Hoje, a Câmara dos Deputados vai discutir sobre o plano de manejo para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto e Chapada dos Veadeiros. Segundo uma publicação da Câmara, a audiência foi solicitada pelo deputado Augusto Carvalho (SD-DF).

O projeto causa polêmica e várias discussões sociais. Movimentos pela defesa do Meio Ambiente apontam que há o temor de impactos ambientais que possam ser causados com a aprovação da proposta. Entre as possibilidades previstas no projeto estão a criação de hidrelétricas, a permissão para a implantação de mineradoras e a utilização de defensivos agrícolas.

O deputado Augusto informa que a audiência foi pedida para que ocorra a discussão sobre o possivel impacto ambiental. “Devido à importância do sistema, há a necessidade de discutir, em caráter emergencial, o plano de manejo", ressaltou.

Ele enfatiza também que é preciso manter a população informada sobre as discussões em relação ao tema. “A sociedade local pede transparência no andamento do plano, ainda não apresentado, pois enquanto isso atividades que podem trazer consequências irreparáveis à região continuam sendo realizadas”, pontua.
No evento, vão participar a ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira; a chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Carla Guaitanele; o conselheiro do APA de Pouso Alto, Marcus Saboya e Fernando Ambróxio Trindade, que é membro da Diretoria da Cooperativa de Agricultura Familiar.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias