Home / Política

POLÍTICA

Repúdio à fala de Nikolas Ferreira pode render cassação de vereador mineiro

Presidente da Câmara Municipal de Araújos (MG) foi denunciado por quebra de decoro parlamentar.

Imagem ilustrativa da imagem Repúdio à fala de Nikolas Ferreira pode render cassação de vereador mineiro

O Presidente da Câmara de Vereadores de Araújos (MG), Lucas Coelho (PSD/MG) pode ter seu mandato cassado após emitir nota de repúdio contra as falas consideradas transfóbicas proferidas pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG) no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher.

“Hoje me sinto mulher, deputada Nikole, e tenho algo muito interessante para falar. As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres” disparou Nikolas.

Na nota publicada, Coelho, classifica o discurso do deputado como “clara ofensa direta às deputadas trans, além de serem consideradas um discurso de ódio declarado” e reitera que ele tem a intenção de “criar mídia”

“Além disso, a intensão de criar mídia através de deboches é um comportamento que não condiz com o decoro parlamentar. É lamentável que um Deputado eleito pelo povo se utilize de tais artifícios para se promover”

Por fim, a nota ainda reforça que Nikolas faz uso de seu mandato para promover LGBTIfobia. Leia a nota na íntegra aqui.

A denúncia de Infração Político-Administrativa foi protocolada pelo também vereador da cidade, João Roberto (PTB/MG). Em sua argumentação para justificar sua atitude, Roberto argumenta que a famigerada nota de repúdio deveria ter passado pelo Crivo da maioria do parlamento municipal antes de ter sido publicada nos canais oficiais do órgão legislativo.

Para o autor da denúncia, a atitude do presidente da câmara feriu o regimento interno da casa legislativa municipal: “Os demais vereadores de Araújos foram surpreendidos com a menção de que a nota representaria a Casa Legislativa, tendo em vista que não houve qualquer contato ou deliberação do presidente, autor da postagem, com os demais representantes do povo araujense e em conformidade com o Regimento Interno”

O Regimento interno regulamenta que as “moções”, sejam de “regozijo, congratulação, pesar ou protesto”, e caso envolvam “aspecto político, necessitam de aprovação por pelo menos um terço dos membros da Casa.

A admissibilidade da denúncia será votada nesta segunda feira 20 de março, sendo necessário que a maioria presente vote favoravelmente para que seja aceita.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias