Home / Política

POLÍTICA

Repercussão negativa faz Lula recuar sobre possível prisão de Putin

Atual Presidente Brasileiro afirmou que líder Russo não seria preso caso viesse ao Brasil

Imagem ilustrativa da imagem Repercussão negativa faz Lula recuar sobre possível prisão de Putin

O atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recuou em seu posicionamento quanto a possibilidade de prisão do chefe do executivo Russo, Vladimir Putin caso compareça na próxima edição da Cúpula do G20. A nova declaração ocorreu na manhã desta segunda-feira, 11, antes do retorno da comitiva presidencial para Brasília.

Lula que estava na Índia para a reunião em que o Brasil assumiu a presidência do G20, havia declarado em entrevista concedida a um canal de Tv local, no último sábado, 9, que Putin não seria preso sem autorização de seu governo, caso visitasse o Brasil.

“o que eu posso dizer é que, se eu for presidente do Brasil e se ele [Putin] for para o Brasil, não há porque ele ser preso” Presidente Lula

A declaração gerou grande polêmica, haja vista que o Tribunal Penal Internacional (TPI), organismo judicial estabelecido por meio do “Tratado de Roma”, do qual o Brasil é signatário, expediu mandado de prisão em desfavor do Presidente Russo pelos crimes cometidos no âmbito da invasão do território Ucraniano. O conflito que já dura mais de 1 ano, tem sido causador de milhares de mortes e responsável por deixar um largo rastro de destruição.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Lula concedeu entrevista antes de embarcar para o Brasil, e apresentou uma nova versão. Segundo ele, a responsabilidade pela tomada da decisão sobre a prisão ou não do presidente Russo, seria do Poder Judiciário, não cabendo intervenção do Governo Federa ou do Congresso Nacional.

“se Putin decidir ir ao Brasil, quem toma a decisão de prendê-lo ou não é a Justiça, não o governo nem o Congresso Nacional”. Presidente Lula

Considerando que o Brasil é adepto ao tratado e reconhece a autoridade do TPI, teoricamente deveria de imediato cumprir o mandado de prisão contra Putin, caso ele se faça presente em solo brasileiro durante a próxima Cúpula do G20 prevista para ocorrer em novembro de 2024 no Rio de Janeiro.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias