Home / Política

POLÍTICA

PF apreende computador da Abin que estava com Carlos Bolsonaro

Acreditando que seria preso, Bolsonaro e os três filhos foram para os fundos da casa, entraram em uma embarcação com acesso direto para o mar

Agencia Brasil Agencia Brasil

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), foi alvo de uma operação de busca pela Polícia Federal (PF), a ação apreendeu um computador da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), está sendo investigado em supostas coletas de informações ilegais pela Abin.

O relator do caso. o Ministro Alexandre de Moraes, é quem assinou a autorização para os mandados, sendo ao todo nove mandados de busca e apreensão, cinco no Rio de Janeiro (RJ), um em Brasília (DF), um em Formosa (GO), um em Salvador (BA) e uma em Angra dos Reis (RJ).

O mandado judicial em Angra dos Reis, ocorreu na casa onde Jair Bolsonaro realizou uma live no último domingo, 28, em suas redes sociais. O ex-presidente estava no imóvel juntamente com os filhos ao perceberem a chegada da Polícia Federal deixaram residência de lancha. Acreditando que seria preso, Bolsonaro e os três filhos foram para os fundos da casa, entraram em uma embarcação com acesso direto para o mar.


		PF apreende computador da Abin que estava com Carlos Bolsonaro
Roberto Jayme/Ascom/TSE. Roberto Jayme/Ascom/TSE

Segundo fontes ligadas ao ex-presidente eles não teriam fugido da operação, apenas haviam se ausentado para um passeio, ás seis horas da manhã, e que por estarem nos fundos da residência não viram as movimentações da PF. A Jair Bolsonaro, e os três filhos, o senador Flávio Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro, voltaram para residência e encontraram os agentes federais realizando buscas.

A PF suspeita que sob o ordens de Jair Bolsonaro a Abin teria atuado coletando informações ilegais, sem autorização judicial, e inclusive como fonte de informações falsas e depois serem compartilhadas por perfis da extrema direita, para difamar instituições e autoridades.

O vereador Carlos Bolsonaro esta no cargo público em consecutivos mandatos desde 2001, na Câmara Municipal do Rio. Ele é apontado por Mauro Cid, ex ajudante de ordens de Jair Bolsonaro como chefe do 'gabinete do ódio', que atuava paralelamente, no Palácio do Planalto para disseminar 'fake news' e atacar adversários e órgãos públicos como a instituição eleitoral brasileira.

A PF cumpriu também, essa manhã, buscas e apreensão na casa de Giancarlo Gomes Rodrigues, com ele foram encontrados 10 celulares, três computadores, uma arma e um HD externo sob a mesma suspeita que Carlo, monitoramento ilegal de pessoas, através da Abin. De acordo com a PF, Giancarlo foi assessor do ex-diretor e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).


		PF apreende computador da Abin que estava com Carlos Bolsonaro
— Foto: Reprodução; PF. — Foto: Reprodução; PF

Simultaneamente outros mandados judiciais foram cumpridos, em desfavor a assessora de Carlos, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, Luciana Paula Garcia da Silva Almeida, e, Priscila Pereira e Silva, assessora de Ramagem na Câmara dos Deputados.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias