Home / Política

POLÍTICA

Missão Goiana à China já apresenta resultados positivos para Goiás

A recente viagem do vice-governador Daniel Vilela e comitiva ao País asiático, já começa a apresentar os primeiros resultados positivos para o Estado de Goiás


			Fortalecer a mineração de esmeraldas em Campos Verdes: interação com o governo chinês
Fortalecer a mineração de esmeraldas em Campos Verdes: interação com o governo chinês. Reprodução


Os desdobramentos desta viagem foram ressaltados pelo prefeito Haroldo Naves (MDB), também presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), que se reuniu na semana passada, na sede da entidade com o presidente da Associação Sino Brasileira de Mineração (ASBM), Luiz Fernando Fernando Guimarães e o consultor do governo chinês,Chen Jun.

Participaram também da reunião o assessor especial do governador Ronaldo Caiado, Euler Moraes e a gerente de mineração da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (SIC), Lívia Parreira.

Segundo Haroldo, os objetivos deste encontro, foram o de estreitar o relacionamento com a China e traçar estratégias para trazer mais investidores para a mineração de esmeraldas em Campos Verdes.


		Missão Goiana à China já apresenta resultados positivos para Goiás
Reprodução


"Expusemos as nossas potencialidades e riquezas minerais e buscamos as parcerias para trazer um laboratório para certificação das pedras preciosas e semi-preciosas, aproveitando a tecnologia chinesa e, com isso, gerando mais credibilidade aos certificados". Diz.

Ele informa também, que isso reforça a Nova Escola de Lapidação e é esperada a visita da vice-governadora da Província de Herbei (China), em Goiás, para dar andamento aos protocolos.

Os projetos são avançados e inovadores, conforme o prefeito. Anterior à pandemia, um grupo chinês visitou o município e gostou do que viu, de acordo com ele. "Agora é nossa intenção, através desta parceria e intercâmbio, que hora iniciamos - inclusive fomos agraciados e teremos uma cidade-irmã na China-, para troca de informações e know-how.

É nossa intenção adquirirmos, através de convênios, parcerias ou recursos próprios, uma máquina chinesa de lapidação de alta tecnologia, avançada, de precisão e de qualidade para profissionalizarmos e aumentarmos a produção e finalização das pedras preciosas das esmeraldas". Finaliza Naves.

Feira Internacional das Esmeraldas- Campos Verdes realizará de 22 a 24 de setembro, a 8° Feira Internacional das Esmeraldas. O município possue a maior mina do Brasil da pedra preciosa e, este ano, terá várias atrações, como o "Garimpe e Pague" áreas de comercialização, e vários outros atrativos.

São esperados negócios de mais de R$ 14 milhões de reais, público de mais de 40 mil pessoas de 12 Estados e delegações internacionais, já que a esmeralda atrai investidores de várias partes do mundo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias