Home / Política

POLÍTICA

“Legado deixado por Maguito serve de inspiração para os prefeitos do MDB”, afirma Daniel Vilela

Vice-governador participou de homenagem ao pai na noite desta terça-feira (28/11), em Brasília (DF). Evento foi organizado pela Fundação Ulysses Guimarães

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, incentivou prefeitos do MDB de diferentes regiões do país a se inspirarem no legado político-administrativo deixado pelo seu pai, Maguito Vilela, morto em 13 de janeiro de 2021 por complicações da Covid-19. Na noite desta terça-feira (28/11), ele participou, em Brasília (DF), da entrega do Prêmio Maguito Vilela de Boas Práticas em Gestão Municipal, iniciativa inédita coordenada pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG) - órgão pensante e de formação política do MDB.

“Em Aparecida meu pai teve uma missão extremamente extenuante e desafiadora, porque ele assumiu uma cidade com crescimento desordenado, sem nenhum tipo de planejamento”, relatou Daniel. “Mas foi o período que ele mais se sentiu realizado. Tanto que disputou a Prefeitura de Goiânia, em 2020, e foi eleito sem fazer campanha, dentro de um quarto de hospital, entubado. Vamos seguir as boas práticas que ele nos deixou, vamos cuidar das pessoas, trabalhar a favor delas”, conclamou.

No evento coube ao vice-governador a entrega do prêmio “Município Destaque”. Com o projeto “São José do Rio Preto: cidade inteligente, resiliente e humana”, o prefeito Edinho Araújo, maior vencedor da noite, subiu ao palco e também enalteceu a trajetória política de Maguito que, além de prefeito, foi vereador, deputado estadual, federal constituinte, vice-governador, governador e senador. “E presidente nacional do MDB, cargo do qual ele teve muito orgulho. Sua ligação com o partido era muito forte”, acrescentou Daniel.

A FUG recebeu 105 inscrições de prefeituras administradas pelo MDB; 65 passaram para a segunda etapa, divididas nas categorias Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Sustentabilidade e Mobilidade. Aparecida de Goiânia, que Maguito administrou por dois mandatos (2009-2012 e 2013-2016) foi a vencedora desta última, com o Programa de Reestruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio, que inclui os eixos estruturantes Norte-Sul construídos na cidade.

“Fico feliz por ver a nossa fundação e o MDB desempenhando um papel extraordinário como este, reconhecendo as eficientes e inovadoras políticas públicas coordenadas pelos nossos prefeitos”, afirmou Daniel. “E expresso aqui, em nome da minha família, toda a minha gratidão por esta homenagem ao meu pai”, acrescentou o vice-governador, que estava acompanhado pela esposa, Iara Netto, e pelo filho Frederico.

O deputado federal Baleia Rossi (SP), presidente nacional do MDB, lembrou que o slogan do partido – “Ponto de Equilíbrio” – foi extraído de um discurso feito por Maguito, durante ato político na capital goiana. “Enquanto alguns querem plantar ódio e discórdia, vamos plantar boas sementes para colher bons frutos. O ‘ponto de equilíbrio’ está registrado na alma dos emedebistas”, encerrou o parlamentar.

Integrantes da Fundação Ulysses Guimarães em Goiás também prestigiaram o vice-governador e a homenagem a Maguito, assim como a deputada federal Marussa Boldrin (MDB) e os prefeitos emedebistas Vilmar Mariano (Aparecida de Goiânia), Edson Guimarães (Pontalina), Marcelo Paiva (Anhanguera) e Haroldo Naves (Campos Verdes), este também presidente da Federação Goiana dos Municípios.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias