Home / Política

POLÍTICA

Julgamento no TSE: PGE pede a inelegibilidade de Bolsonaro

Relatório de 38 páginas apresentou resumo do processo

Imagem ilustrativa da imagem Julgamento no TSE: PGE pede a  inelegibilidade de Bolsonaro

O ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro está sob julgamento no Tribunal Superior Eleitoral. O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, apresentou ao plenário da corte seu relatório sobre a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que pede que seja declarada a inelegibilidade de Bolsonaro e Walter Braga Neto, pelo cometimento dos crimes de abuso de poder político e uso indevido dos meios de Comunicação.

O julgamento teve início com a leitura do documento que totaliza 38 páginas. O corregedor-geral Eleitoral detalhou todos os procedimentos adotados no decorrer das investigações, explicando como se deram as oitivas das testemunhas, recursos apresentados pela defesa de Bolsonaro e quais foram as medidas tomadas para garantir a paridade de armas no curso do processo. O ministro relator, ressaltou que tomou as devidas precauções para que se evitassem recursos protelatórios, baseados em má fé.

No texto do relatório, o Ministro Benedito Gonçalves citou também o parecer da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) que argumenta pelo deferimento parcial da petição protocolada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). A procuradoria argumentou que as inverdades propagadas por Bolsonaro sobre o sistema de colheita de votos influenciaram no resultado das eleições e pugnou pela condenação à inelegibilidade de Bolsonaro, e pela absolvição do então candidato à vice-presidência, Walter Braga Neto.

"as distorções e inverdades repetidas pelo investigado Jair Bolsonaro por ocasião da reunião com os embaixadores e às insinuações de que a Justiça Eleitoral teria o intuito de beneficiar o candidato adversário influenciaram indevidamente parte do eleitorado a desconfiar do sistema eleitoral, o que se confirmou por fatos notórios, “alguns violentos, de inconformismo com os resultados das eleições presidenciais, em que se lhes atribuía a pecha de ilegítimos e fraudulentos” afirmou a PGE

O julgamento segue em andamento, e a previsão da apresentação do voto do eminente relator está previsto para ser apresentado para a próxima terça-feira,27.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias