Home / Política

POLÍTICA

Governo anuncia programa para ampliar e baratear o transporte aéreo no Brasil

O programa prevê a construção de 120 novos aeroportos, a redução do preço do querosene de aviação, a diminuição da judicialização e o subsídio de passagens

Ministro Sílvio Costa Filho | José Cruz / Agência Brasil Ministro Sílvio Costa Filho | José Cruz / Agência Brasil

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, apresentou nesta segunda-feira (18) o Programa de Universalização do Transporte Aéreo, que visa aumentar a oferta e a demanda de voos no país, reduzir os custos operacionais das companhias aéreas e tornar as passagens mais acessíveis para a população.

Entre as principais medidas, está a construção de 120 novos aeroportos até 2026, que deve permitir transportar até 150 milhões de passageiros nesse período. Serão mais de dez aeroportos na Amazônia e a ampliação de 30 a 40 aeroportos no Nordeste.

O programa receberá investimentos de R$ 6 bilhões nos próximos três a quatro anos, provenientes de fontes públicas e privadas, para modernizar a infraestrutura aeroportuária.

Além disso, o governo vem trabalhando para reduzir o preço do querosene de aviação, que representa 36% do custo das passagens. Em 2023, o combustível teve queda de 19% em relação ao ano anterior.

Outra medida é combater a excessiva judicialização do setor, responsável por quase 80% dos processos globais contra companhias aéreas no Brasil. Isso impacta nos custos operacionais.

O programa 'Voa Brasil' também será lançado em 2024, para oferecer passagens mais acessíveis a setores específicos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias