Home / Política

POLÍTICA

General Augusto Heleno presta depoimento na CPI dos atos golpistas

Ex-ministro do governo Bolsonaro garantiu no STF direito ao Silêncio

Imagem ilustrativa da imagem General Augusto Heleno presta depoimento na CPI dos atos golpistas

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Governo do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL), General Augusto Heleno, prestará depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos golpistas de 8 janeiro. A sessão está marcada para a manhã desta terça-feira, 26.

Heleno ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pleiteando o direito de não comparecer a oitiva, no entanto, o ministro sorteado para análise do pedido, Ministro Cristiano Zanin, não concedeu deferimento, permitindo apenas que a exemplo de outras decisões já prolatadas na corte, ele tenha a alternativa de optar pelo silêncio diante de perguntas que possam o incriminar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

O General foi convocado para comparecer a comissão na condição de testemunha, porém há questionamentos por parte de sua banca de defesa. Os advogados consideram que “há uma verdadeira confusão sobre o papel de sua participação”, além disso, afirmam que quanto a seu cliente:

“imputam-lhe suposta participação nos atos investigados, ainda que inexistente qualquer indício mínimo da prática de ilícito, seja penal, civil ou administrativo, relacionado aos fatos objeto da comissão ou qualquer outra infração ao ordenamento jurídico”. Advogado de defesa do General Heleno
O depoimento está previsto para iniciar às 09h00m.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias