Home / Política

POLÍTICA

Caiado recebe participantes da 30ª edição da Caminhada Ecológica, em Aruanã

Governador ressalta preservação do meio ambiente aliada aos investimentos no setor turístico

O governador Ronaldo Caiado recebeu, na tarde deste sábado (29/07), os participantes da 30ª edição da Caminhada Ecológica, durante a chegada em Aruanã, no Noroeste goiano. Maior evento do gênero da América Latina, a edição de 2023 da Caminhada tem como tema “#TodosPeloCerrado”, com foco na preservação e amor ao bioma e ao Rio Araguaia. O ministro do Turismo do governo federal, Celso Sabino, participou da festividade.

"Mostramos, mais uma vez, que sabemos preservar e também fazer turismo. As pessoas não vão destruir os rios com pesca predatória. Ao mesmo tempo, temos todo o cuidado com as praias. Não se vê lixo espalhado mais. A parte educativa funciona", pontuou o chefe do Executivo goiano.


A equipe de 30 atletas, composta por 21 homens e nove mulheres, partiu de Trindade na madrugada do dia 25 de julho rumo à Aruanã, acompanhada por uma equipe de apoio formada por 90 pessoas, que prestaram auxílio durante o percurso. Ao todo, os participantes percorreram 310 quilômetros em cinco dias de caminhada, passando por outros dez municípios goianos: Goianira, Brazabrantes, Caturaí, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Goiás, Faina, Araguapaz e Aruanã.


A Caminhada Ecológica é idealizada pelo Jornal O Popular e pelo Sesc Goiás. O Governo de Goiás participa do evento com apoio logístico do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, além da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que disponibilizou dois micro-ônibus para transporte da equipe de apoio e forneceu uniformes para os atletas.


Recém-chegado à titularidade do Ministério do Turismo, Celso Sabino disse, apesar de ainda não ter passado em seu estado natal, o Pará, fez questão de vir ao evento em Goiás. "Com os novos produtos apresentados pelo turismo goiano, com a segurança fortalecida, os novos leitos de hotéis e, agora, em parceria com o governo federal, tenho certeza que vamos potencializar ainda mais aqui essa indústria, que é ímpar", projetou. "Por sua localização estratégica, esse estado tem a possibilidade de trazer o Brasil inteiro para conhecer suas belezas. Tenho a certeza de que Goiás terá no turismo um novo agronegócio no futuro, em termos de geração de riqueza e empregos", completou Sabino.


Nas cidades por onde os atletas pernoitaram aconteceu a tradicional solenidade de passagem do Troféu Jaburu, símbolo da Caminhada Ecológica. A chegada em Aruanã foi acompanhada por diversas autoridades políticas da região do Vale do Araguaia, moradores e turistas que aproveitam o fim das férias de julho à beira do Rio Araguaia. Um show dos cantores goianos Pádua e

Maria Eugênia, promovido pela Secretaria de Estado da Retomada, fechou o evento.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias