Home / Política

POLÍTICA

Atos antidemocráticos de 8/1: presidente e relatora são eleitos para conduzir CPMI

Escolha ocorreu durante a primeira sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito

Imagem ilustrativa da imagem Atos antidemocráticos de 8/1: presidente e relatora são eleitos para conduzir CPMI

A novela que tem como trama os atos antidemocráticos do dia 08 de janeiro de 2023 está longe de ter uma definição. Após ser instalada pelo presidente do Congresso Nacional, Senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG), a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito – CPMI, definiu, na manhã desta quinta-feira, 25, quem ocupará a presidência, vice-presidência e relatoria.

A decisão ocorreu durante a primeira reunião da CPMI, tendo sido escolhidos o deputado federal Arthur Maia (União Brasil/BA), para ser o presidente, Senador Cid Gomes (PDT/CE) para a vice-presidência e a Senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA) para a relatoria.


		Atos antidemocráticos de 8/1: presidente e relatora são eleitos para conduzir CPMI
Divulgação Câmara dos Deputados

O nome de Eliziane Gama foi duramente criticado pela oposição governista, com destaque para a fala do Senador Marcos do Val (Podemos/ES), que alegou em sua exposição que haveria possível parcialidade da relatora, tendo em vista sua proximidade com o atual Ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino (PSB/MA). A costura dos acordos realizados com o centrão, no entanto, prevaleceu e não houve mudanças nos quadros definidos.

Em seu primeiro discurso na CPMI, a senadora relembrou que durante a CPI da Covid-19, a presença das mulheres na estrutura de membros da comissão era irrisória, e comemorou o fato de nesta oportunidade poder ocupar uma relatoria de extrema importância para a história política do país.


		Atos antidemocráticos de 8/1: presidente e relatora são eleitos para conduzir CPMI
Reprodução Tv Senado

Como tentativa de satisfazer gregos e troianos, houve a tentativa de se criar um cargo de segundo vice-presidente, que seria preenchido pelo Senador Magno Malta (PL/ES), no entanto após questionamentos do também Senador oposicionista, Espiridião Amim (Progressistas/SC), o caso será encaminhado para a comissão de Constituição e Justiça da casa legislativa a fim de se consultar a legalidade do ato. O regimento interno do congresso não prevê dois cargos de vice-presidência.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias