Home / Política

POLÍTICA

Sudoeste deve garantir a eleição de Marussa Boldrin

A vereadora de Rio Verde Marussa Boldrin (MDB) deverá ser eleita deputada federal nas eleições deste ano, segundo aponta a pesquisa Direct/Band News, realizada entre os dias 1º e 6 de setembro. A candidata lidera com bastante folga, na pesquisa espontânea, na sua região, o Sudoeste Goiano, com 15,7% das intenções de votos.

Marussa é a postulante mais bem posicionada na chapa do MDB quando se agrupa os votos em todo Estado, à frente mesmo do atual deputado Célio Silveira, que busca a reeleição. Na Região Metropolitana de Goiânia, que possui o maior contingente eleitoral de Goiás, Marussa aparece com 2,1%. No Entorno do Distrito Federal, base de Silveira, a vereadora surge com surpreendentes 1,1%. Marussa ainda belisca 2,1% no Sul goiano e 2,8% no Norte e Nordeste.

Com boa votação nas três regiões mais populosas do Estado, a candidatura de Marussa, como aponta a pesquisa, navega em águas calmas rumo ao Congresso Nacional.

Muito do desempenho de Marussa pode também ser atribuído à capacidade de articulação de apoios. Ela entabulou dobradinhas pontuais com políticos experimentados, casos do líde3r do Governo na Alego, Bruno Peixoto (MDB), e o vice-governador Lincoln Tejota (UB).

Em Rio Verde, reduto eleitoral de Marussa e base importantíssima, ela aparece com 25,4% dos votos totais. Destaque também para Mineiros, onde ela alcança 31,1%. Na pesquisa espontânea, considerando todo o Estado, Marussa está em sexto lugar geral, com 3,5% das menções.

A capilaridade de Marussa no Estado é atribuída ao seu vínculo como agro e o apoio dedicado do deputado federal Zé Mário (MDB), presidente da Federação da Agricultura de Goiás (Faeg), e que decidiu não disputar a reeleição.

A pesquisa Direct foi encomendada pela rádio BandNews e ouviu, no total, 6.001 eleitores em um universo de 30 municípios. A margem de erro é de 1,3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A amostra foi estratificada nas condições filtro da sondagem – faixa etária idade igual a 16 anos, com residência fixa na respectiva região da pesquisa. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é o 03443/2022.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias