Home / Política

POLÍTICA

Morre ex-governador de MT com covid-19

O ex-governador Frederico Soares (93) faleceu na madrugada deste domingo (28). Ele estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Amecor, em Cuiabá, desde o último sábado (20). De acordo com familiares, Frederico foi vacinado contra a covid-19 uma semana antes de ser internado.

Por conta da idade avançada de Frederico, sua saúde inspirava cuidados. Ao mesmo tempo em que juntou-se às 5.806 mortes causadas pela doença no Mato Grosso. Enquanto isso, a Secretaria de Saúde do Estado contabilizada 250 mil infectados, dos quais, 235 mil se recuperaram.

Frederico nasceu no dia 11 de abril de 1927 e formou-se em Engenharia Civil, e comandou a prefeitura de Cuiabá em dois mandatos. Enquanto formava sua chapa, ele quebrou o tabu ao escolher Bia Spinelli para ser a vice-prefeita da cidade. Durante o regime militar de 1964, governadores e prefeitos das capitais e municípios eram indicados aos cargos por militares. Tudo era planejado pela Aliança Renovadora Nacional (Arena), e a prática estendeu-se de 1970 a 1978.

Sendo assim, Mato Grosso foi comandado por cinco governantes, os quais eram apelidados de biônicos. No entanto, Soares não foi o primeiro indicado ao cargo pela cúpula da Arena, mas tinha ao seu favor o fato de ser sobrinho do general Dilermando Monteiro. Por conta disso, foi apadrinhado pelo tio junto ao presidente general Ernesto Geisel, e assumiu democraticamente o cargo de governador no dia 15 de março de 1983.

Ex-governador tenta reeleição

Frederico concorreu a campanha de reeleição ao cargo de prefeito ainda em 2020. Em seu programa eleitoral, declarou apoio ao atual prefeito Emanuel Pinheiro, ao dizer que a capital precisava projetar Mato Grosso e o Brasil para o mundo.

“Cuiabá é um polo, uma capital para desenvolvimento ao Oeste, que vai de encontro com a Bolívia, com a Argentina, com outros lugares da América Latina. Então, temos muito ainda pra desenvolver. E ele sabe disso! Tem estrutura e consciência disso”, declarou Frederico.

Por outro lado, Emanuel lamentou a morte do ex-governador. “Lamentavelmente, a Covid-19 ainda permanece ceifando vidas, encurtando sonhos e deixando amigos e familiares em desespero. (...) Morre, Frederico Carlos Soares Campos, aos 93 anos, mas seu histórico de amor e de luta por Cuiabá, jamais”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias