Home / Política

POLÍTICA

A vida política de Maguito Vilela

Maguito Vilela, que morreu na madrugada desta quarta-feira (13), aos 71 anos, foi vereador, prefeito, governador e senador, além de um dos principais nomes do MDB em Goiás. Ele ainda foi professor e advogado.

Batizado como Luiz Alberto Maguito Vilela, ele nasceu em Jataí, no sudoeste do estado, em 24 de janeiro de 1949. É filho de Joaquim Vilela e Nazime Moraes Vilela. Ele deixa quatro filhos: Vanessa, Daniel, Maria Beatriz e Miguel; e uma enteada: Anna Liz.

Durante a vida política, Vilela sempre foi filiado ao MDB, no qual ocupou os cargos de vice-presidente nacional de 2000 a 2001 e assumiu a presidência entre maio e setembro de 2001.

Começou a carreira política em Jataí, onde se elegeu vereador pelo extinto partido político Arena, e exerceu mandato entre 1977 e 1983. Também foi presidente da Câmara Municipal da cidade, segundo as informações oficiais do Senado Federal e do Governo de Goiás, onde está descrita a biografia política de Vilela.

Maguito foi o apelido que ganhou quando jogava futebol pelo Jataiense. “Eu era muito magrinho e a torcida pedia que eu ficasse em campo. Às vezes eu ficava na reserva e a torcida pedia 'magrim', 'maguim', aí ficou Maguito”, disse o político em uma entrevista. Ele precisou acrescentar o apelido aos documentos para conseguir usá-lo na primeira campanha política.

Em seguida, foi eleito para o cargo de deputado estadual. Atuou na 10ª legislatura, entre 1983 e 1987. Na época, foi líder do governo na Assembleia Legislativa de Goiás.

A carreira política cresceu. Ao encerrar o mandato na Assembleia, conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados, onde cumpriu um mandato entre 1987 e 1991, sendo um dos chamados “deputados constituintes”, que trabalharam na elaboração e aprovação da Constituição Federal de 1988. Ele foi titular da Subcomissão dos Direitos e Garantias Individuais da Comissão da Soberania e dos Direito e Garantias do Homem e da Mulher.

Em 1991, Maguito Vilela foi eleito vice-governador de Goiás na chapada encabeçada por Íris Rezende. No final do mandato, em 1995, venceu a eleição para governador do estado.

Ele se afastou da governadoria em abril de 1998 para se candidatar ao Senado Federal. Foi eleito e exerceu o mandato de senador até 2007.

Maguito Vilela se candidatou a governador em 2001 e 2006, não se elegendo em nenhuma das tentativas.

Em 2008, ganhou a eleição para prefeito de Aparecida de Goiânia e foi reeleito para o cargo em 2012.

Já em 2020, ele foi eleito Prefeito de Goiânia. Maguito estava internado quando saíram o resultado das urnas. Ele tomou posse virtualmente de dentro da UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Maguito Vilela é citado na delação da Odebrecht

Maguito Vilela foi citado na delação premiada da construtora brasileira Odebrecht, em 2017, no auge das investigações da operação Lava-Jato conduzida pelo Ministério Público Federal. A investigação foi arquivada em 2018 pelo Supremo Tribunal Federal.

Os delatores afirmaram que Maguito Vilela teria recebido R$ 500 mil, que não foram declarados na prestação de contas oficial enviada à Justiça Eleitoral.

O objetivo da empreiteira era que, em caso de vitória, o político favorecesse o grupo em contratos de saneamento básico, que foram firmados posteriormente, conforme o documento.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias