Home / Política

POLÍTICA

Adeus a um político que honrava a palavra

  •  Prefeito Iris Rezende decreta luto oficial em Goiânia por três dias: “Homem com qualidade ímpar, companheiro fiel do MDB e amigo, Chiquinho de Castro deixa o exemplo de retidão e amor por Goiânia e por Goiás. Que Deus conforte os familiares e amigos neste momento de dor”


O corpo do ex-prefeito de Goiânia Francisco de Freitas Castro, o Chiqui­nho de Castro, de 83 anos, foi ve­lado, ontem, no Cemitério Jardim das Palmeiras, por parentes e ami­gos. Sobre o caixão, as bandeiras de futebol de Goiânia e do Clube de Regatas do Flamengo.

Ele faleceu, na última segunda­-feira, no Instituto de Neurologia, em Goiânia, onde tratava de uma crise respiratória há dois meses, mas foi vítima de falência múltipla dos ór­gãos. Chiquinho será cremado nes­ta quinta-feira no Complexo Vale do Cerrado. No início deste ano, Chi­quinho de Castro sofreu uma que­da e não se recuperou, dada a ida­de avançada, disseram os médicos.

Teve duas filhas com sua primei­ra mulher, Nicácia de Oliveira Castro; dois filhos com a segunda mulher, Joi­ce Pereira da Silva, e dois filhos com a terceira mulher, Wanusa Pimen­tel de Morais Castro: Ana Maria Pi­mental de Castro e Roberto Pimentel de Morais Castro. Total de seis filhos.

Nasceu em Jaraguá em 25 de ju­lho de 1934. Chiquinho de Castro foi eleito deputado estadual pela Are­na, em 1974, exercendo o seu pri­meiro cargo eletivo. Chiquinho foi nomeado prefeito de Goiânia, em 1975, pelo então governador Irapuan Costa Junior, hoje secretário da Segu­rança Pública do governo de Goiás. Permaneceu no cargo até 1977.

O ponto alto de sua gestão na Pre­feitura de Goiânia foi a implantação, em parceria com o governo do Esta­do, de moderno sistema de transpor­te coletivo na Avenida Anhanguera.

Era formado em Direito. Na pre­feitura, “implantou o primeiro sis­tema integrado de transporte de massas do país, fez uma reforma ad­ministrativa, promoveu a reclassifi­cação de cargos do funcionalismo e duplicou a rede de ensino”, informa o “Dicionário Histórico-Biográfico” da Fundação Getúlio Vargas.

Em 1978, Chiquinho de Castro foi eleito deputado federal. Em 1982, elegeu-se deputado estadual. Em 1986, ficou como suplente, mas aca­bou assumindo o mandato.No plei­to de novembro de 1982 disputou uma vaga para a Assembleia Legis­lativa de Goiás (Alego). De tradicio­nal família do PSD, fez carreira po­lítica na Arena, partido de apoio ao regime militar. Depois, seguiu Ira­puan na adesão ao PMDB.

A Fundação Getúlio Vargas re­gistra: “Diretor econômico-finan­ceiro da Centrais Elétricas de Goiás S.A. (Celg) a partir de 1994, no ano seguinte tornou-se secretário-geral do PMDB goiano, função que de­sempenharia até 1999.

No primeiro semestre de 1995, foi vice-presidente da Celg e, entre julho a novembro de 1997, foi diretor ad­ministrativo da empresa. Presidente da Celg entre novembro e dezembro de 1998, neste último mês afastou-se das atividades públicas e dedicou-se à iniciativa privada, com a firma J. F. Empreendimentos e Participações, onde ainda atuava em 2009”.

Chiquinho de Castro foi proprie­tário da rede de supermercados Ser­ve Lar. “O Dicionário Biográfico” da FGV informa: “Pioneiro no ramo de supermercados em Goiás, foi diretor da Federação de Comércio do Esta­do de Goiás e do Sindicato do Co­mércio Varejista do Estado de Goiás, diretor e conselheiro da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás; diretor da Federação Goiana de Futebol, membro do Lions Inter­nacional – Distrito L-13 e diretor da Rádio Cidade de Jaraguá”.

Pertencia a uma família tradicio­nal de Jaraguá, na região do Vale do São Patrício. O economista e ex-mi­nistro Flávio Peixoto, pai do deputa­do Thiago Peixoto, era primo do ex­-prefeito. Era filho de Benedito Soares de Castro e Ana das Neves de Freitas Castro. Em todos os depoimentos de familiares, amigos e políticos em ge­ral, uma unanimidade; Chiquinho de Castro era cumpridor da palavra, em qualquer circunstância, na vida pú­blica ou privada. E era íntegro.

VOCAÇÃO PARA GESTOR

Wanusa Pimentel de Castro, viú­va, lembrou à reportagem do Diário da Manhã uma frase corriqueira na vida de Chiquinho de Castro: “De maneira, que vamos em frente”. A fi­lha, a jovem Ana Maria Pimentel de Castro, de 15 anos, resumiu em uma frase, a trajetória de Chiquinho de Castro: “Alegria e integridade”.

O ex-governador e atual secretário de Segurança Pública, Irapuan Cos­ta Júnior, responsável pela nomea­ção de Francisco de Castro para o cargo de prefeito de Goiânia, lamen­ta a morte do amigo: “Chiquinho era um administrador admirável, corre­to e íntegro na vida pública. Realizou em Goiânia uma das mais profícuas e bem-sucedidas administrações, pois se preocupava com o planejamento e reprovada a improvisação. Convivi com um dos mais eficientes gesto­res. Na vida privada, também se des­tacou, mostrando suas qualidades e ampla visão de uma sociedade que exigia gestos de grandeza”.

Em sua página no Facebook, o ex-governador Marconi Perillo es­creveu: “Perdemos o ex-prefeito de Goiânia Francisco de Castro, sem­pre lembrado pelo que fez para mo­dernizar a cidade. Deixa não só sau­dades como também um exemplo retidão e de integridade”.

LUTO POR TRÊS DIAS

O prefeito Iris Rezende lamen­tou o falecimento do ex-prefeito de Goiânia, Francisco de Castro. “Ho­mem com qualidade ímpar, com­panheiro fiel do MDB e amigo, Chi­quinho de Castro deixa o exemplo de retidão e amor por Goiânia e por Goiás. Que Deus conforte os fami­liares e amigos neste momento de dor”. O prefeito decretou ainda luto oficial por três dias na Capital.

O ex-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Homero Sabino de Freitas, disse que Francisco de Castro deixa o legado de que não se deve administrar sem planejamen­to. “Chiquinho foi um prefeito rea­lizador, com visão amadurecida de uma cidade moderna e humana”.

O professor e ex-secretário esta­dual de Justiça Jonathas Silva sinte­tizou a vida pública do ex-prefeito: “Político equilibrado, sábio, conci­liador, que valorizou o planejamen­to urbano”. Ex-secretário estadual de Planejamento e ex-secretário na­cional de Assistência Social Ovídio de Angelis: “Chiquinho foi um pre­feito moderno, avançado. Um ami­go de todas as horas. Eficiente em todas as áreas que atuava”.

Empresário Edson Abrão, ex-se­cretário particular do prefeito Fran­cisco de Castro: “Homem puro, ho­nesto, idealida, com ampla visão de uma gestão futurista, bom amigo”.

Deputado federal Thiago Peixoto: “Alembrançamaisfortequetenhode Chiquinho é sua vocação para con­ciliador e conselheiro. Bom conse­lheiro sobre as boas práticas da vida e da política. Deixa um legado de um administrador que tinha visão mo­derna. Sua marca ficou na implan­tação do sistema de transporte cole­tivo, avançado para a época”.

Deputado estadual Virmondes Cruvinel Filho: “Chiquinho fez muito por Goiânia, avançou na im­plementação de políticas públicas voltadas para a inserção e valori­zação das pessoas, principalmen­te da periferia da cidade. Um polí­tico exemplar e íntegro”.

Deputado estadual José Nelto: “Chiquinho de Castro fez história em Goiânia. Realizou uma administra­ção eficiente e avançada. Moderni­zou o sistema de transporte coletivo e pavimentou a cidade inteira. D dignidade às pessoas, valorizou a ci­dadania quando palavras como sus­tentatividade e mobilidade urbana não eram mencionadas”.

O presidente estadual do Pode­mos, Sandro Rezende, faz questão de prestar depoimento sobre o ex­-prefeito: “Chiquinho fazia questão de aconselhar os mais jovens, orien­tar as pessoas a trilhar o caminho do sucesso, do bem e da concórdia. Ele usava a sua experiência para repas­sar lições de vida à juventude”.

CÂMARA MUNICIPAL

O presidente da Câmara Mu­nicipal de Goiânia, vereador An­drey Azeredo (MDB), em nome do Legislativo goianiense, lamen­tou a morte do ex-prefeito Fran­cisco de Castro: “É com imenso pesar que recebi a notícia do fale­cimento do ex-prefeito Francisco de Castro. Desejo força, em nome da Câmara, de todos os parlamen­tares e servidores, para os familia­res e amigos dele, e que Deus os ampare neste momento,” decla­rou Andrey Azeredo.

Vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Goiânia Anselmo Pereira (PSDB): “Co­mecei a minha vida política pe­las mãos de Francisco de Castro em 1976, na Arena. Chiquinho foi um prefeito qualificado, ético, ho­nesto e realizador”.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O presidente da Assembléia, José Vitti (PSDB), decretou luto oficial por três no Poder Legisla­tivo pelo falecimento do ex-depu­tado estadual Francisco de Freitas Castro, que tinha 83 anos e mor­reu em decorrência de uma queda.

Vitti lamentou a morte do ex­-deputado. “Francisco de Castro foi empresário e teve uma trajetória política destacada na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Depu­tados e na Prefeitura de Goiânia. O seu passamento é uma grande per­da para o estado de Goiás. Mani­festo profundo pesar e condolên­cias aos seus amigos e familiares em meu nome e em nome do Le­gislativo goiano”, registrou.


Perdemos o ex-prefeito de Goiânia Francisco de Castro,Deixa não só saudades como também um exemplo retidão e de integridade”. Ex-governador Marconi Perillo

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias