Home / Política

POLÍTICA

Goiás integra comando nacional de entidade dos prefeitos

A FGM desenvolve um tra­balho incentivador e de li­derança em Goiás, sempre viabilizando e lutando pelas re­invindicações dos municípios goianos, e que tem resultado em diversas conquistas para os nossos municípios. Essas con­quistas têm representado, não somente mais recursos, mas principalmente o aperfeiçoa­mento da gestão municipal.

A frente da FGM desde ja­neiro de 2017, o presidente Ha­roldo Naves tem se engajado por todas as lutas em todas as esferas, principalmente no âm­bito nacional juntamente com Confederação Nacional de Municípios (CNM) que sem­pre foi uma parceira importan­te nas causas municipalistas.

Para o gesto, a participação e luta juntamente com Confe­deração Nacional de Municí­pios (CNM) só tem fortalecido e consolidado o municipalis­mo e a autonomia dos nossos municípios. As duas entidades tem se tornado referência na re­presentação municipal, princi­palmente a partir do trabalho técnico desenvolvido, que vi­sam sempre a excelência na ges­tão e na captação de recursos.

A atuação das duas entidades tem se voltado para à representa­ção político-institucional dos mu­nicípios junto ao governo federal e ao Congresso Nacional e ao for­talecimento da gestão municipal. O trabalho de intervenção das en­tidades nos processos legislativos em matérias que causam impactos aos municípios tem sido um traba­lho importante das duas entidades, principalmente na articulação po­lítica junto aos parlamentares por meio da participação em audiências públicas, reuniões e mobilizações.

CONQUISTAS

Pode-se destacar como as úl­timas principais conquistas do movimento municipalista o 1% do FPM, a redistribuição do ISS, o FEX, a aprovação dos precatórios, o parcelamento da dívida previ­denciária, a derrubada do veto do encontro de contas e a última que foi a conquista do AFM.

Uma das principais vitórias o 1% que foi pago em dezembro e temos agora o de julho. Segundo o presi­dente Haroldo Naves, as conquistas estão sendo corriqueiras e sempre em prol dos municípios, “mas só vamos conseguir mais se estiver­mos unidos” frisa.

Questionado sobre as conquis­tas e vitórias da FGM em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) o presidente Haroldo Naves, destacou as con­quistas da entidade goiana. “A FGM também tem buscado o tra­balho técnico, o intuito é de quali­ficar o gestor e toda a equipe muni­cipal. Com uma gestão burocrática e a maior crise que o país já pas­sou, dificulta e muito o trabalho das administrações. Então esta­mos tentando aliviar um pouco o trabalho principalmente com as parcerias com a CNM como na conquista do AFM, que foi vota­da agora em fevereiro e deve ser sancionada em breve. Uma ou­tra grande conquista foi à der­rubada do veto da Conquista do ISS, queremos mostrar aos gesto­res com nossas capacitações que ainda é possível levar dividendos aos municípios” pontua o presi­dente da Federação.

Para 2018 o presidente Haroldo Naves, aconselha a todos os gesto­res o corte de gastos ainda e pon­deração no orçamento. “Apesar das melhoras ainda teremos um ano de dificuldades e com restrição. Mas vamos continuar na luta, como pe­las reformas da previdência e tribu­tária. Lembramos que sempre esta­mos acompanhando as pautas de interesses dos municípios no Con­gresso Nacional” conclui.

É notável que o municipalismo goiano vive uma boa e nova fase um momento ímpar, diz o presi­dente da FGM. “Queremos forta­lecer o município e o trabalho de­sempenhado pelos gestores em cada localidade. Vamos continuar nossas lutas e parcerias. Hoje mos­tramos que os gestores estão mu­dando, a participação dos prefei­tos goianos em movimentos tem aumentado bastante em Brasília e as parcerias com entidades como a Confederação Nacional de Mu­nicípios (CNM) só tem aumenta­do a credibilidade do movimento”.

ELEIÇÃO CNM: GOIÁS GANHA ESPAÇO

A entidade possui uma dire­toria executiva e essa é a primei­ra vez que um prefeito goiano irá compor essa diretoria que toma­rá posse no mês de maio, o que é importante para o fortalecimento do municipalismo goiano, a elei­ção acontece no próximo dia 2 de março. “A diretoria é composta da seguinte forma, possui um presi­dente e foram distribuídos um vi­ce-presidente para cada região do país, exemplo, teremos um vice­-presidente para a região centro­-oeste, e assim sucessivamente, salvo a região sul que não irá pos­suir devido o presidente da dire­toria pertencer a região. A Confe­deração Nacional de Municípios (CNM) avançou muito e por isso a eleição da entidade é de extrema importância para o fortalecimen­to da entidade e do municipalis­mo.” pontua o presidente da FGM.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias