Home / Política

POLÍTICA

Ministros do TSE consideram inevitável que Lula seja impedido de se candidatar

Após a condenação em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consideram como inevitável que Lula seja impedido de se candidatar.

De acordo com informações do G1, dois ministros explicaram que a lei da ficha limpa é clara ao dizer que políticos condenados por um colegiado por crimes de lavagem de dinheiro e corrupção ficam automaticamente inelegíveis.

A partir do momento em que a condenação é mantida de forma unânime, a expectativa é que, os ministros do TSE oficializem a inelegibilidade de Lula na primeira semana de setembro.

Isso ocorre porque o recurso que ainda cabe à defesa do ex-presidente solicitar é o chamado embargo de declaração, que não tem o poder de anular a condenação.

A partir daí os ministros esperam que o julgamento de todos os demais recursos que a defesa possa solicitar possam ser realizados até o dia 15 de agosto, último dia para efetivar o registro de candidaturas.

Ainda segundo informações do G1, a dúvida que irá ficar é se uma pessoa que tem a candidatura incerta e dependente do julgamento de um recurso poderá continuar com as campanhas.

(Foto reprodução)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias