Home / Política

POLÍTICA

Instituto Vladimir Herzog condena anulação de sentença do TJGO

O Instituto Vladimir Herzog denuncia que a investigação e julgamento dos envolvidos no assassinato do radialista Valé­rio Luiz, ocorrido em 2012, em Goiânia, à porta da AM 820, te­ria sofrido um novo revés. A re­ferência é à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal [STF] Ricardo Lewandowisk. Ela anulou a sentença do Tri­bunal de Justiça do Estado de Goiás [TJ – GO] que enviara a júri popular os supostos acusa­dos pela execução do jornalista.

– A decisão foi emitida em 18 de dezembro de 2017.

O Instituto Vladimir Her­zog vê o episódio com grande preocupação por tratar-se de um caso emblemático da vio­lência contra os comunicado­res no Brasil, diz a resolução da instituição que é integrada por Clarice Herzog e Ivo Herzog. O crime ocorreu no dia 05 de ju­lho do ano de 2012. Não custa lembrar: Valério Luiz exercia há mais de 30 anos a profissão. “Seguindo os passos de seu pai, que também trabalhou nas emissoras do Estado de Goiás”.

– O advogado Valério Luiz, seu filho, irá à Procuradoria da República para que recorram da decisão.

A nota do Instituto Vladi­mir Herzog cita dados da or­ganização Artigo 19. Entre 2012 e 2014, apenas metade dos ca­sos de homicídios de comuni­cadores culminou na abertura de um processo criminal, re­vela. Em nenhum dos casos, o mandante do crime foi respon­sabilizado, pontua. Este é um padrão que não pode conti­nuar, insiste. A defesa da demo­cracia exige que o Estado faça a sua parte e proteja aqueles que trabalham para informar os ci­dadãos, anota.

– A falta de punição em cri­mes contra jornalistas serve de estímulo para que novas viola­ções contra a liberdade de ex­pressão e de imprensa ocorram.

2012 Assassinato de Valério Luiz

de Julho. Dia da execução

Anos. Tempo sem justiça

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias