Home / Política

POLÍTICA

Manifestação contra a PEC da Previdência

300 policiais federais e civis fizeram uma manifestação, ontem de manhã, em frente à sede da Polícia Federal, no Setor Bela Vista, em Goiânia. O ato, que ainda contou com a presença de guardas municipais, agentes penitenciários e de trânsito, é contra a proposta de Reforma da Previdência (PEC 287/16) que exclui a categoria da aposentadoria especial. A medida coloca os policiais no regime de aposentadoria comum, de 65 anos. Hoje, esses profissionais se aposentam por volta dos 55 anos, após 30 anos de serviço.

Segundo a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepol), Silvana Nunes, a medida fere a Constituição Federal, que garante o direito aos policiais de aposentar com requisitos e tempo diferenciado, pelo exercício de atividade de risco. O exército e a Polícia Militar, contudo, se articularam junto ao governo federal e conseguiram manter a categoria no regime especial pelo risco de atividade.

"Os argumentos das Forças Armadas é que o Exército a Marinha e a Aeronáutica sempre estão preparados para a guerra, e a Polícia Militar foi junto porque eles têm um tratamento na mesma legislação. O nosso argumento é que, se os militares se preparam para a guerra, a polícia vive uma guerra urbana diária", ressalta a sindicalista.

Silvana Nunes ainda destaca que 500 policiais foram mortos em 2015, número que demonstra o risco e o stress cotidiano desses profissionais. "No Brasil nós temos um dos índices mais altos de criminalidade no mundo. A média idade do criminoso aqui não ultrapassa 25 anos. Como que nós vamos dar para sociedade uma resposta de combate a criminalidade com confronto entre criminosos de 25 anos e policiais de 65?", questiona a delegada.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias