Home / Política

POLÍTICA

PT ameaça romper aliança com PMDB

O PT ameaça romper a aliança com o PMDB, sacramentada em 2012, caso o partido fique fora da chapa majoritária para as eleições deste ano em Aparecida de Goiânia. O acordo PT/PMDB correu na campanha para a reeleição do prefeito Maguito Vilela, com a indicação de Ozair José para vice-prefeito.

Os petistas apresentam o nome de Adriano Montovani, atualmente pré-candidato a prefeito e ex-secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, como opção para vice-prefeito, mas o PMDB dá sinais de que poderá apresentar chapa ‘puro sangue’ ou mesmo oferecer a vaga para outra legenda, como o PSD do ex-prefeito Ademir Menezes.

O PMDB rompeu a aliança com o PT em nível nacional e também em Goiânia e agora poderá caminhar sem os aliados de Lula e Dilma Rousseff em Aparecida de Goiânia. Se depender do prefeito Maguito Vilela, peemedebistas e petistas continuarão juntos.

O vereador Helvecino Moura, em seu sétimo mandato e na condição de ex-presidente do PT, diz que o partido poderá lançar candidato a prefeito – ele próprio ou Adriano Montovani – caso os peemedebistas venham a alijar o partido da chapa majoritária.

Moura diz que a administração Maguito Vilela foi viabilizada pelo apoio decisivo dos governos Lula e Dilma, já que não há obras do governo Marconi em Aparecida de Goiânia. “90% das obras realizadas na cidade têm recursos do governo federal e zero do governo estadual.”

O vereador e líder petista diz que não trabalha pelo rompimento do partido com o PMDB, mas que o diretório municipal está preparado para lançar candidato a prefeito, caso os peemedebistas decidam pela exclusão da legenda na composição da chapa majoritária. “Não quero o fim da aliança, mas caso seja necessário, o faremos.”

Helvecino Moura diz que o PT já trabalha um plano de governo para Aparecida de Goiânia, com prioridades para a saúde e a infraestrutura. “É possível fazer muita coisa para melhorar a prestação de serviços na área da saúde e também pavimentação de ruas e avenidas.”

O presidente municipal do PMDB, Ezízio Barbosa, não acredita em rompimento entre o seu partido e o PT em Aparecida de Goiânia. “Essa parceria funciona bem, os governos Lula e Dilma fizeram muito pela cidade. Tudo caminha para que o PT indique o candidato a vice-prefeito na chapa a ser encabeçada pelo PMDB. O favorito para vice é Adriano Montovani, atual pré-candidato a prefeito.”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias