Home / Polícia

POLÍCIA

População Trans sem sossego: PM de Santa Catarina pede avaliação moral e profissional de Major

Solicitação foi publicada no Diário Oficial do estado na última Segunda feira, 24

Imagem ilustrativa da imagem População Trans sem sossego: PM de Santa Catarina pede avaliação moral e profissional de Major

É de conhecimento de todas as pessoas que o exercício profissional de um militar exige certos predicados. No entanto, há que se perguntar: a sexualidade deve ser considerada como determinante para capacidade ou não para permanência em um cargo ?

A Polícia Militar do Estado de Santa Catarina determinou a avaliação "Moral e profissional" da Major Trans Lumen Müller . Ela cerra as fileiras militares da PMSC desde o ano de 1998, e realizou sua transição de gênero no último ano de 2022.


		População Trans sem sossego: PM de Santa Catarina pede avaliação moral e profissional de Major
Divulgação Redes Sociais

A determinação estabelece que, três Tenentes do gênero masculino devem conduzir a avaliação prevista no processo administrativo que fora aberto em dezembro de 2022. De acordo com as normas previstas pela corporação, o procedimento avaliativo poderá culminar na aposentadoria compulsória ou até mesmo na expulsão da agente dos quadros da Polícia Militar do Estado.


		População Trans sem sossego: PM de Santa Catarina pede avaliação moral e profissional de Major
Divulgação Diário Oficial

A Major atualmente está lotada na Secretaria e Divisão Administrativa na Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS) onde é chefe. Ela explica que não compreende a motivação para a instalação do "conselho de justificação", pois o procedimento não apresenta objetivamente acusação de nenhuma conduta que possa ser considerada inadequada.

Em comunicado, o Governo do Estado se explica, argumentando que existiam denúncias sobre a conduta da oficial.

"O procedimento Originou-se na administração anterior, em virtude de relatos de condutas profissionais consideradas inadequadas, e que serão apuradas no decorrer do processo"

Müller afirma que jamais esperaria tamanha comoção.

"O que eu queria era viver minha vida e completar meu tempo de trabalho como qualquer pessoa. Não era para gerar toda essa comoção, era algo que deveria ser corriqueiro. Eu só quero que acabe de uma vez",

O caso segue sob sigilo, tendo como prazo para conclusão o período de 30 dias.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias