Home / Polícia

POLÍCIA

Hacker da Vaza Jato é condenado pela Justiça do DF

Sentença condenatória foi proferida na última segunda-feira, 21

Imagem ilustrativa da imagem Hacker da Vaza Jato é condenado pela Justiça do DF

O Hacker Walter Delgatti Neto, foi condenado pela Justiça Federal do Distrito Federal no âmbito do processo que apurava a invasão dos aparelhos celulares de diversas autoridades brasileiras envolvidas na operação Lava Jato. A sentença condenatória determina a detenção de Delgatti pelo prazo de 20 anos e 1 mês. A decisão foi proferida na última segunda-feira, 2.

O relator da sentença é o Juiz Ricardo Augusto Soares Leita, magistrado substituto da 10ª Vara Criminal da Justiça Federal do DF. De acordo com Leita, há comprovadamente culpabilidade exasperada, considerando o fato de que as autoridades vítimas das invasões são responsáveis pela persecução penal.

“Culpabilidade em grau exasperado, já que seus ataques cibernéticos foram direcionados a diversas autoridades públicas, em especial agentes responsáveis pela persecução penal, além de diversos outros indivíduos que possuem destaque social, bastando verificar as contas que tiveram conteúdo exportado” Juiz Ricardo Augusto Soares Leita

Delgatti atualmente está preso de forma preventiva, envolto em mais uma trama de invasões de cibernéticas, desta vez, ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele teria acessado ilegalmente a base de dados do conselho a pedido da até então Deputada Federal Carla Zambeli (PL/SP), com o intuito de inserir um alvará de prisão contra o Ministro do Supremo Tribunal Federa, Alexandre de Moraes.

De acordo com o processo investigatório, mais de 126 pessoas tiveram suas contas e acessos pessoais interceptados. Delgatti teria inclusive, negociado o valor de R$ 200 mil reais para disponibilizar o conteúdo hackeado as vítimas.

“Se o intuito, realmente, fosse somente o de reparar injustiças, não teria hackeado o Ministro de Estado da Economia Paulo Guedes e Conselheiros do CNMP. A amplitude das vítimas é imensa e poderia render inúmeras ocasiões de extorsões” Ad.v Juiz Ricardo Augusto Soares Leita

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias