Home / Polícia

POLÍCIA

Comerciante é preso após fazer gato e religações clandestinas em 120 residências

Para a polícia, há fortes indícios de que uma organização criminosa esteja por trás dessa pratica

Imagem ilustrativa da imagem Comerciante é preso após fazer gato e religações clandestinas em 120 residências

Um homem de 57 anos é preso em flagrante suspeito de fazer 'gato' e 120 religações clandestinas em residências no Senador Canedo. A Polícia Civil (PC), ainda procura pelo eletricista suspeito de participação no crime.

A denuncia partiu de um idoso que comunicou a polícia que estava sendo extorquido a pagar por uma religação clandestina de energia no Jardim Servilha. A pericia confirmou que no lugar estava ocorrendo o fornecimento ilegal de energia, com um alto potencial de provocar acidentes graves e até mortes devido à maneira imprópria de uso dos cabos.

De acordo com as investigações o comerciante atuava junto com um eletricista já identificado, no entanto ainda não foi preso. Para a polícia, há fortes indícios de que uma organização criminosa esteja por trás dessa pratica.

Os suspeitos poderão responder por furto qualificado com pena de até oito anos de prisão, além de multa. A operação "Queda de Hório" em conjunto com a Equatorial Energia Goiás. As residências que estavam recebendo o fornecimento indevido de tiveram as ligações clandestinas suspensas.

Em nota a empresa Equatorial Energia disse ter prestado suporte à operação e que esse tipo de ligação clandestina conhecido como 'gato' além de perigosa pelo risco de morte, prejudica a qualidade da energia que é fornecida, além de apresentar a segurança das pessoas.

Nota Equatorial Goiás

A Equatorial Goiás informa que foi acionada pela Polícia Civil para prestar suporte na operação que aconteceu nesta terça-feira (5). A ação desenvolvida em conjunto com a força policial teve todo apoio da concessionária e terminou com a prisão de um homem. Ele é suspeito de desviar energia elétrica, em Senador Canedo.

A companhia salienta que além de ser um crime, com pena prevista de reclusão e multa, o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, prejudica diretamente a qualidade do fornecimento de energia e põe em risco a segurança da população. Essa prática pode causar graves acidentes, principalmente com as pessoas que manipulam a rede elétrica sem a capacitação adequada e os devidos cuidados.

A concessionária lembra que além disso, o furto de energia sobrecarrega a rede elétrica e pode causar curtos-circuitos, ocasionando interrupções no fornecimento de energia e prejudicando a qualidade do serviço inclusive para os clientes regulares da companhia.

Os clientes da Equatorial Goiás podem e devem ajudar a companhia no combate às fraudes e furtos de energia por meio de denúncias na Central de Atendimento da companhia – 0800 062 0196. Não é necessário se identificar.

No ano passado, a companhia inspecionou 173 mil unidades consumidoras, entre residências, comércios e indústrias com suspeitas de fraudes em todo o Estado. Dessas, cerca de 83 mil apresentaram alguma irregularidade e foram regularizadas após inspeção da distribuidora. Em Goiás, essas ações recuperaram 24 Gigawatt-hora (GWh), energia suficiente para abastecer, por exemplo, todo o município de Caldas Novas por um mês.

A companhia está trabalhando em parceria com as autoridades policiais do Estado e realizado ações de combate ao furto. Até o momento foram realizadas mais de 150 operações, que resultaram em cerca de 100 prisões. Em 2023, somente em Goiânia e na Região Metropolitana foram inspecionadas 44 mil unidades consumidoras. Desse total, 23 mil apresentaram alguma irregularidade na medição.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias