Home / Opinião

OPINIÃO

Yubo: Minha saúde mental não é capim

O Yubo, antigo Yellow, surge com a proposta de fornecer um ambiente seguro, que jovens interajam e socializem entre si. Além disso, traz com diferencial as transmissões ao vivo, que podem ser acompanhadas em todos os locais possíveis.

“Acreditamos ser um dos aplicativos de crescimento mais rápido entre os jovens porque oferecemos uma maneira inteiramente nova para eles fazerem conexões significativas online”, conta o CEO e cofundador do aplicativo, Sacha Lazimi.

Ao mesmo tempo, o Yubo tem semelhanças com Tinder, nas funções de deslizar para adicionar pessoas, chats privados. Enquanto oferece o sistema de pontos, que permite que os usuários ganhem pontos e recebam recompensas em seu perfil.

Além disso, o Yubo é forte em relação à presença de jovens principalmente dos Estados Unidos, Canadá, Brasil, França e Alemanha. O que o torna favorável às trocas culturais e inserção em idiomas de interesse, principalmente audição.

X (Yubo) has got a talent

Nas primeiras participações de lives como ouvinte, é notável a presença de salas de bate-papo nomeadas como "Yubo has got a talent" ou "Yubo tem talento", na tradução livre. Neste viés, pessoas anônimas são convidadas a participar do show de talento e demonstrar suas habilidades.

Porém, há pontos em que se assemelha bastante ao que é mostrado no filme NERVE, no qual a pessoa tem a opção de ser jogador ou observador. No qual, o observador (ou o host da sala), impõe provas e assiste tudo em tempo real. Já os jogadores, aceitam os desafios que lhe são impostos em troca de visualizações.

Além das diversas outras vezes que é possível sentir uma certa vergonha alheia em meio ao que rola nas transmissões. O que faz considerar e pensar na ideia de quão longe pode ir a exposição em ambiente virtual, ao vivo, com desconhecidos de todo o mundo.

O presidente da Webconsult, Leonarto Bortoletto, conta ao Estado de Minas que "81% dos brasileiros têm receio em relação a quem acessa suas fotos e vídeos e 75% dos participantes preocupam-se com o backup das suas informações".

"Dentro do app tem aquela coisa de grupos, igual na vida real. Tudo roda bem, a não ser que você faça alguma merda. Se fizer, se prepare para ser cancelado publicamente numa livre "exposed", conta Ryan ao Diário da Manhã.

Além disso, Ryan relata ter sua vida pessoa exposta por "amigos".

"O aplicativo te dá companhia 24h, mas tem que separar muito a vida pública e privada neste lugar. A galera se envolve real aqui. Porém, a partir do momento que você se expõe, já era", reitera.

Assédio por nacionalidade

Não é incomum encontrar brasileiros em transmissões de outros países, devido ao interesse - ao menos de quem vos fala - em praticar a audição no idioma em questão. Com isso, após poucos minutos de participação como observador, não demora a chegar solicitações de amizades de estrangeiros.

Porém, o fato de ser brasileiro ou brasileira não abre as portas para que seja mal tratado ou desrespeitado nesta plataforma. Também não deixa de ser impressionante o número de vezes que os assédios ocorrem tomando como base suas fotos, por mais que sejam dos ombros para cima.

Além disso, nas primeiras semanas era constante o número de pedidos para o aplicativo SnapChat. De modo que foi preciso alterar a descrição do aplicativo para que as solicitações cessassem, e no final, venceram pelo cansaço.

De volta ao ponto da exposição, não demora para que você seja convidado a participar de uma transmissão a partir do momento em notam a sua presença.

Contando, é claro, com as diversas fotos não solicitadas que recebi pelo fato de ser mulher e ser brasileira. O que para eles, não muda muita coisa já que: "Ela é brasileira, deve ver isso direto, então não vai ter problema se eu mandar sem ela pedir".

Considerações finais

O Yubo, assim como o Tinder, Instagram ou Twitter passa a sugerir lives e pessoas de acordo com as suas interações com aquele grupo. No entanto, é uma ótima plataforma para se trabalhar a confiança em aparecer em frente às câmeras para um público totalmente desconhecido.

Da mesma forma como é favorável à pratica de idiomas - audição, fala, escrita. Contudo, há situações que é preferível não se submeter caso haja gatilhos que disparem ansiedade ou ataques de pânico.

Deste modo, percebe-se também a forte presença do efeito Tinder na vida de quem usa tal plataforma. O que denota às práticas abusivas de ciberbullying, hostilidade, exposição, rejeição, abuso psicológico e xenofobia. Pois, por mais que você saia, cedo ou tarde volta, devido à falta que a falsa sensação de conforto que o lugar ou as pessoas proporcionam.

Em mim, este aplicativo trouxe lembranças ruins do tempo de aplicativos de relacionamento por estar em contato com pessoas cujas intenções não vão de encontro as suas. Além da forma como certas perguntas são instigadas para que soem desrespeitosas para quem tem o mínimo de malícia naquele idioma.

Entretanto, após desativar a conta e retornar poucos dias após descer a lenha no site vizinho, foi notável a diferença de público e pessoas a enviarem solicitação. O que comprova a hipótese de tudo ser guiado com base em suas interações e localização geográfica. Com isso, é criado um filtro de qualidade também em quem você quer ter ou não por perto.

Deste modo, é possível que se obtenha pequenas amizades acerca daquilo ou quem te faz bem. No entanto, volto a ressaltar que, apenas fique neste aplicativo como observador, pois as chances de passar raiva ou ter crises de ansiedade são menores. Mas caso queira participar, nada contra.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias