Home / Opinião

OPINIÃO

Pobre gênio pobre

*Por Tarek Chaher Kalaoun

Imagine você sem eletricidade: sem celular, sem computador, sem wi-fi, sem elevadores, sem geladeira, sem micro-ondas, como estaria sua vida? A resposta é: se não tivéssemos conhecido a eletricidade, a nossa vida seria normal. Porém a conhecemos e a falta dela hoje causaria transtorno, desconforto e, posso até me arriscar a dizer exageradamente, que é impossível.

Thomas Alva Edison nasceu em Ohio, E.U.A. dia 11/02/1847 e Nicola Tesla nasceu onde hoje fica o território da Croácia, dia 10/07/1856. Quando se fala da evolução elétrica do mundo, o mais conhecido por muitos, incluindo cientistas, é o Thomas Edison. Porém, a história não é bem assim. Um dos primeiros trabalhos de Tesla foi na companhia nacional de telefones que trabalhou como eletricista chefe e engenheiro do primeiro sistema telefônica dos E.U.A., após alguns anos foi convidado para trabalhar na empresa de Thomas Edison por um engenheiro da empresa, para resolver o problema que Edison estava tendo com a corrente contínua em geradores e motores.

Com essa parceria, nasce o drama da história da elétrica “a guerra das correntes”. Tesla percebe que a corrente alternada é a forma mais eficaz e barata de transmitir energia. Edison não quer dar o braço a torcer e o demite, deixando Tesla com tempo livre para se dedicar à corrente alternada. Edison criticou o seu sistema de corrente alternada argumentando ser ineficiente. Os E.U.A adotaram oficialmente em todo o seu território a corrente contínua e, se os Estados Unidos trocassem de sistema, seria um desastre financeiro para Edison arruinando seu nome no meio científico. Se a nossa energia hoje fosse no sistema de Edison, precisaríamos de uma usina a cada quilômetro quadrado, e isso é inviável.

Já o sistema de Tesla usava cabos menores, alcançava maiores voltagens e transmitia energia elétrica a distâncias maiores. Com medidas drásticas, Edison mandou recolher todos os animais de rua, cachorro, gato, para os eletrocutar sobre os fios de energia que dispunha da corrente alternada, querendo mostrar e convencer a população que o sistema de corrente alternada era perigoso de ter em suas residências.

Edison conseguiu o que queria, tanto que o estado de Nova York começou usar a corrente alternada para a eletrocussão como método de execução de presos condenados à pena de morte. Mas não adiantou, o sistema de Tesla, depois de algum tempo, reinando até hoje, mostra que é mais barato e eficaz, tornando-se padrão global.

Usando o seu sistema de corrente alternada, Tesla desenvolveu o motor elétrico, Wi-Fi (Equipamentos que permitem a comunicação sem fio), o Raio-X, Creditado a Wilhelm Conrad Röntgen, dentre várias descobertas e equipamentos que nos possibilitam desfrutar de todos os benefícios da tecnologia hoje. Tesla, em seus últimos anos de vida, passava dias e noites sozinho em seu laboratório, o único lugar que se sentia feliz. Morreu alucinado, pobre, considerado louco por muitos, sozinho em um quarto de hotel em Nova Iorque. E agora, qual é o nome que você dirá quando se trata de evolução elétrica no mundo?

Tarek Chaher Kalaoun - Graduado em licenciatura em Física pela UCG e mestre em Ciências da religião pela PUC-GO - Professor de Física e Cálculo no Centro Universitário UniAraguaia.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias