Home / Opinião

OPINIÃO

A notícia que ninguém queria ouvir

Por Pedro Gonçalves - especial para o Opinião Pública

13 de janeiro de 2021 o mundo amanheceu mais triste. A mais indesejada das gentes veio visitar. A notícia que ninguém queria ouvir, chegou.

Uma enorme lacuna se abre entre nós. Um pai atencioso, um amigo leal, um político que atravessou toda uma extensa carreira sem deixar uma única mácula.

Sentimos um imenso orgulho em termos sido companheiros de jornadas e termos lutado lado-a-lado o bom combate.

Quanta tristeza se abate hoje sobre nossos corações… Faltam-nos palavras para expressar o que sentimos agora.
Lega o exemplo da justiça, da lealdade, da sobriedade, da perseverança, da humildade, da esperança na força do trabalho e da honestidade na construção de dias melhores para o nosso povo.

Ausenta-se no momento em que se preparava para aquele que talvez fosse o maior desafio de sua vida política, e certamente um dos seus maiores sonhos.

Na vida, há aqueles que fazem política para fazerem negócios. E há aqueles que a fazem por ideal de um mundo melhor e mais justo para todos. Maguito jogou nesse último time. Mas não só jogou: foi técnico de uma geração inteira. É um time modesto, é verdade; porém valoroso, e que joga o "futebol-arte", o "fino da bola" dessa atribulada batalha.

Muito obrigado por ter nos ensinado tanto, apenas pela força do exemplo. Muito obrigado por ter nos mostrado que é possível sim trilhar um caminho de sucesso na política e na vida pessoal sem ter que recorrer a expedientes espúrios. Muito obrigado por ter nos permitido o privilégio de sua amizade. Muito obrigado por ter dividido um pouco da sua existência terrena conosco. Enfim… Muito obrigado por ter sido apenas você, Maguito.

Enfrentaste a batalha mais terrível, no momento mais trágico já experimentado pelo mundo nos últimos 100 anos.

Você sai agora da vida terrena pra entrar na eternidade. Sai de um corpo para entrar nos corações de cada goiano. Deixa de ser um homem e passa ser um mito. Certamente, pra nós, o maior exemplo de homem público que poderíamos ter. Seu exemplo de vida será nosso norte, nosso guia.

Vá em paz. Terás o descanso justo. Por aqui, vamos tentar, juntos, sob a batuta do meu irmão DANIEL VILELA, sustentar ao menos parte do seu legado, o que não será tarefa fácil. Mas vamos bater a poeira e dar a volta por cima. Você vai ver! E, de onde estiver, sei que ainda vai se orgulhar muito do que vamos fazer!

Até breve! Quando nos reencontrarmos, em algum lugar do horizonte, vamos bater um longo papo, e fazer um balanço da missão. Espero poder ter algo de relevante para lhe relatar. Por enquanto, nossos corações estão pranteados, e tomados de uma dor incalculável…

Pedro Gonçalves é advogado; fez pós graduação em Ciência Política na UnB, em Direito Legislativo pela Escola Superior do Senado Federal e MBA em Relações Governamentais pelo Ibmec. É vice-presidente estadual da Fundação Ulysses Guimarães e assessor legislativo no Senado Federal.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias