Home / Opinião

OPINIÃO

Parceria Agehab e CAU/GO fortalece habitação de interesse social

Fabiana Nunes Perini

Uma parceria inédita entre o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) delineou novos parâmetros para projetos de habitação de interesse social. Fruto dessa junção de forças, a realização do Concurso Público Nacional de Projetos para Habitação de Interesse Social trouxe novas ideias para produção habitacional, com soluções inovadoras e apropriadas à realidade social das comunidades goianas, alcançando melhores espaços para serem usufruídos pelas pessoas.

De acordo com a Lei de Licitações (8.666/1993), o concurso público é a modalidade preferencial para contratação de projetos, pois é possível visualizar e escolher a solução mais adequada para um problema específico, permitindo a avaliação e escolha do serviço antes de sua aquisição. É uma modalidade licitatória democrática, que possibilita participação ampla e irrestrita de profissionais, e ainda confere maior transparência e lisura à contratação de serviços técnicos, na medida em que o julgamento é feito pelo corpo de jurados com notório saber, sem nenhuma identificação de seus autores.

Um dos grandes diferenciais deste concurso foi a possibilidade de execução do projeto vencedor em um programa habitacional existente. O edital trouxe definidas especificações técnicas do local de intervenção escolhido pelo Governo do Estado, por meio da Agehab. Trata-se de uma área de propriedade da Agência, no Conjunto Vera Cruz I e II, região Oeste de Goiânia. O bairro existe há 30 anos e já se encontra consolidado, distante 14 quilômetros do Centro da capital, dotado de infraestrutura e saneamento básicos. Após a conclusão de todas as etapas do concurso, o projeto vencedor será entregue à Agehab para realização da obra, atendendo às necessidades das pessoas que anseiam por habitação de qualidade.

Quanto às propostas premiadas, todas apresentaram criatividade na concepção do partido arquitetônico e reconhecida qualidade formal. O resultado como um todo agradou imensamente a comissão julgadora. O primeiro lugar ficou com um projeto que trouxe 96 habitações sobrepostas, com possibilidade de ampliação. Apresenta ocupação eficiente e intensa da área, permitindo abrigar mais famílias num mesmo espaço, com significativa economia de infraestrutura urbana e redução do custo total de execução. Outros diferenciais foram a solução de distribuição dos lotes, a visão de conjunto e a funcionalidade das habitações. Por todos esses motivos, o arquiteto Luiz Gustavo Grochoski Singeski, do Paraná, conseguiu nota máxima da Comissão Julgadora do concurso.

Considerando a premissa de uma cidade mais compacta e do efetivo atendimento às demandas habitacionais, esta proposta foi considerada exemplo de solução arquitetônica para habitação de interesse social. A segunda e terceira colocações ficaram com os participantes goianos: arquitetos e urbanistas Ricardo Clayton Borges Teixeira e Michella Pereira de Moraes (2º lugar) e Wanderson Fernandes Silva e Ricardo Porfírio de Oliveira (3º lugar). Também foram contemplados cinco projetos em menções honrosas.

O elevado nível dos projetos apresentados revelou tanto a qualidade da arquitetura brasileira quanto a possibilidade de direcionar esse talento para as famílias que mais precisam. A missão do Governo de Goiás, por meio da Agehab, também é incentivar a criatividade e inovação na habitação de interesse social. Esse marco inicial da união de forças entre a Agência e CAU/GO pode tornar-se referência e incentivo de continuidade para Prefeituras e Estados em gestões habitacionais, favorecendo toda a sociedade.

Fabiana Nunes Perini é arquiteta e urbanista, gerente de Projetos e Análise Técnica da Agência Goiana de Habitação (Agehab)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias