Home / Opinião

OPINIÃO

Administração Pública inovadora e desburocratizada

Roberta Rodrigues Costa

As constantes mudanças e evoluções pelas quais o mundo e a sociedade vêm passando, em ritmo cada vez mais acelerado, demandam maestria para uma resposta rápida aos problemas cada vez mais complexos, fazendo com que a capacidade de inovar suba ao topo das habilidades necessárias para enfrentar os desafios dos tempos atuais.

A iniciativa privada tem na inovação uma premissa, os governos, por sua vez, têm percebido que a inovação pode ser ferramenta poderosa para avanços significativos, que tiram o serviço público do modelo de repartição meramente burocrática para um modelo de colaboração efetiva com foco nas demandas do cidadão.

Os laboratórios de inovação têm se mostrado um novo arranjo institucional efetivo para fomentar essa cultura de inovação em governo colocando-se numa posição de facilitadores dessa mudança junto às diversas áreas da administração.

O Pequi Lab, laboratório de inovação da Escola de Governo, completou recentemente seu primeiro ano de atuação, cumprindo sua missão de difundir e fomentar metodologias e abordagens inovadoras, habilitar servidores com competências e ferramentas voltadas para novas práticas, bem como apoiar e facilitar processos criativos e colaborativos em suporte às iniciativas de inovação dos órgãos e entidades, fomentando a cultura da inovação no Estado de Goiás.

Foram mais de 100 servidores capacitados em Design Thinking na frente Abrakbeça e na Fábrica de Ideias, nosso trabalho de “mão na massa”, passaram mais de 500 servidores em 16 oficinas de identificação de problema, ideação ou team building.

Na pandemia, a Escola de Governo não parou. Continuamos com a realização das nossas oficinas de ideação a distância, aplicando conceitos, ferramentas e boas práticas disponíveis, num aprendizado constante com os demais laboratórios do país. A colaboração e troca são fundamentais nesse momento.

Merece destaque também o PequiExpress, um processo criativo de curto prazo concebido a partir da proposta de design sprint e da metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL). Aqui, ao longo de duas semanas, partimos de um desafio real até uma proposta de solução validada em protótipo, percorrendo o duplo diamante do Design Thinking.

Além disso, lançamos nosso primeiro ebook: Inovação em Governo - Abordagens e caminhos para que a inovação aconteça - e nos tornamos parceiros no projeto Embaixadores da Cidadania, liderado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE/GO). Essa parceria nos inspirou a olhar para a pauta de inovação social e elaborar também um ebook sobre o tema. Se o assunto era associado à atuação de entidades do terceiro setor, agora a construção de pontes entre diferentes atores da sociedade mostra-se fundamental para inovações poderosas, e o governo tem papel primordial nesses avanços.

É assim, com mão na massa, criatividade e vontade de fazer diferente, que o Pequi Lab tem procurado se firmar como uma referência de inovação em governo, como um laboratório feito por pessoas para ajudar pessoas a inovar e encontrar bons motivos para se orgulhar de sua atuação como servidor público, em uma administração que resolve verdadeiramente os problemas das pessoas. E temos tido todo apoio da atual gestão do governo para avançar com essas práticas inovadoras.

Roberta Rodrigues Costa é superintendente da Escola de Governo

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias