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Goiás Turismo atua pelo Turismo goiano em todas as frentes

Cláudia de Freitas Cury

O Turismo no Estado de Goiás conquistou cerca de R$ 5,5 milhões para investimentos através de emendas parlamentares. Do total captado, quase R$ 1,7 milhão é direcionado à implantação de Infraestrutura Turística no Parque Estadual de Terra Ronca. O projeto prevê colocação, readequação, sinalização e criação de infraestrutura na unidade de conservação natural, Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra Geral e Região Turística das Águas e Cavernas do Cerrado, que engloba Damianópolis, Formosa, Mambaí e São Domingos.

Cláudia de Freitas Cury

Há verba para construção de mirante no município de Alto Paraíso, para a revitalização e reforma de infraestrutura urbana para adequação de espaços de interesse turístico no Bairro Esplanada em Rio Quente e para a construção do Centro de Produção Associada ao Turismo em Caiapônia. A segunda etapa da implantação de Sinalização e Infraestrutura Turística no Caminho de Cora Coralina também foi contemplada, assim como a implantação de Sinalização Turística nas Rodovias de acesso a Trindade. Estas propostas estão em fase de formalização. O convênio para a realização de encontros regionais de qualificação do Turismo em todas as dez Regiões Turísticas do Estado de Goiás está assinado e em execução.

A Goiás Turismo captou, junto ao governo federal, R$ 3 milhões para a reestruturação do Caminho de Cora Coralina. A Agência Estadual de Turismo, junto com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), está construindo o projeto, que contempla placas de sinalização por todos os 300 quilômetros do itinerário; totens de portal na entrada, em Corumbá de Goiás, e na saída, na cidade de Goiás; além de pontos de apoio estratégicos, para descanso e contemplação, com fornecimento de água e energia elétrica para uso dos caminhantes, o que é uma forma de poupar recursos, uma vez que o valor captado é direcionado à execução. Em 2021 começa, na prática, a realização do planejamento de infraestrutura.

A Goiás Turismo criou o Rotas Gastronômicas, um projeto inovador, lançado para resgatar o que há de mais especial na culinária goiana, apresentando uma nova formatação dos festivais gastronômicos. O objetivo é valorizar o potencial culinário das dez Regiões Turísticas do Estado, desenvolvendo a Gastronomia nas cidades goianas por meio da criação de rotas regionais reunindo Sustentabilidade, Inclusão Social e Empreendedorismo. O Rotas Gastronômicas foi planejado com amor e temperado com dedicação e criatividade para construir os roteiros culinários de acordo com a vocação do lugar, divulgar a nossa cozinha e deliciar a todos.

O lançamento do Projeto Praia Acessível pela autarquia, em parceria com a Unimed e o Corpo de Bombeiros, colocou cadeiras de rodas aquáticas nas praias mais frequentadas no Vale do Araguaia durante a Temporada 2019. Com isso, pessoas com necessidades especiais se emocionaram, pois puderam tomar banho de rio pela primeira vez na vida, com a certeza de estarem seguras no equipamento operado pelos bombeiros.

O Observatório do Turismo de Goiás é responsável por pesquisas quantitativas e qualitativas em eventos do Governo do Estado, e também particulares e alternativos, base para o Boletim de Dados anual; e pela produção de relatórios, artigos científicos, publicações e apresentações em congressos nacionais e internacionais. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Observatório do Turismo deu início à Pesquisa de Sondagem Empresarial para Avaliar os Impactos da Covid-19 no Setor de Turismo, um trabalho permanente com divulgação semanal do Boletim de Dados.

Em outubro de 2019 o perfil @goiasturismo conquistou o patamar de Instagram mais curtido e comentado de todas as secretarias de Turismo do Brasil, pelo trabalho incansável das equipes de Comunicação e Marketing. De acordo com relatório do Observatório de Turismo, as postagens da Agência Estadual de Turismo têm média de 1299 curtidas e 43 comentários, com engajamento de 5,8%, o que colocou Goiás no topo da lista. A comparação foi feita com o Instagram dos 27 órgãos de Turismo do país com métricas da plataforma Iconosquare.

O reconhecimento do trabalho da Goiás Turismo veio ainda com a indicação de sete profissionais e projetos da agência goiana ao Prêmio Nacional de Turismo 2019. A equipe da autarquia atua para fortalecer o Turismo no Estado, tornando Goiás referência na área como exemplo de inovação, eficiência e capacidade de se adaptar, para superar todos os obstáculos com trabalho e criatividade e nos destacar no cenário futuro.

Cláudia de Freitas Cury é assessora de Comunicação da Goiás Turismo

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