Home / Opinião

OPINIÃO

Até quando o Brasil aguentará

Esse país chamado Brasil não é de ferro é de titânio! Anos após anos, escândalos após escândalos cá está ele firme. Só uma terra abençoada para resistir a tantos descalabros e turbulências nacionais e internacionais. A última que nos assola tem origem, nome e CPF. CPF não, porque estrangeiro não usa CPF, mas enfim é a tal pandemia por conta do CORONAVÍRUS.

Todos nós do povo, mas mais as instituições deveriam estar lado a lado, combatendo o bom combate, mas não é isso que se quer pelo jeito. Nunca uma situação de crise foi tão manipulada e utilizada para que os detentores de poder pudessem lograr êxito em seus desejos, muitas das vezes espúrios.

Até quem não conhece a nossa Constituição de 1988 já decorou de tantas vezes que um o outro membro dos Poderes já mencionou o artigo 2º de que “são poderes da União, independentes e harmônicos entre si o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”.

Na nossa CF de 1988 temos os chamados mecanismos de freios e contra pesos, onde um poder tem a função fiscalizatória e até mesmo de controle das ações de um outro poder, só que este preceito tem sido usado de forma deturpada, pois o que temos visto, ouvido e lido, são verdadeiras afrontas de alguns desses poderes sobre outros e isso tem sido considerado normal, quando na verdade deveria ser uma aberração.

Citarei apenas um exemplo, no qual vimos o Poder Judiciário, de forma monocrática, restringir o direito do Poder Executivo nomear alguém para uma determinada função, sob a alegação da falta competência do nomeado. Ora essa competência de nomear, no caso, está dentro do poder discricionário da administração pública.

Quem deve assumir o ônus da nomeação ser certa ou errada é o Poder Executivo. Vejam o recentíssimo caso do futuro que nunca foi ministro da educação. Está na seara do Poder Executivo tomar esta decisão. E eu nem vou falar desta “bobajada” pra lá e pra cá das “fake news”, pois é areia movediça para quem nela ousa pisar. Ah! e a imprensa, ou parte dela, totalmente parcial e com um único objetivo, que está tão claro que nem disfarce há mais. Lamentável!

Espero ter medido com cuidado ao emitir minha opinião, pois até isso está sob ameaça e lógico o Estado Democrático de Direito, com um monte de prisões de formadores de opinião no mínimo estranhas e até a restrição ao funcionamento de periódico. Cadê o repúdio veemente dos órgãos de imprensa??? Cadê a garantia do Art 5º da CF de 1988, sobre a livre manifestação do pensamento ou de que ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa, filosófica ou política?

Tudo conspira contra o nosso Brasil, independentemente do matiz da sua tendência política, o que todos deveriam fazer seria um armistício em prol do país, da sua recuperação, do combate à pandemia, mas não ficam nesse cabo de guerra muitas das vezes sujo. O Brasil deveria estar sempre em primeiro lugar e não planos de poder, manutenção de privilégios ou picuinhas partidárias.

Como brasileiro, patriota, honesto, cumpridor de meus deveres e obrigações, me sinto muito mal em escrever tais coisas, e isso é a mínima porcentagem de um engenhoso plano engendrado. Saúde, força e união a todos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias