Home / Opinião

OPINIÃO

Vamos mudar o canal

O que alguém especializado em administração e administração pública pode entender de COVID-19 e Economia? Bom, vou dar minha visão imaginando como se estivéssemos tratando da melhoria do Clima Organizacional, ok?

Estamos passando por uma crise mundial coma pandemia do COVID-19. Não me aterei ao terrível e lamentável quadro de milhares de mortes, cuja verdadeira causa será explicada num futuro bem próximo, em situações que vão além do vírus. Isso é uma questão lógica. Num país com mais de 1 bilhão de habitantes a situação foi contornada e retomada a um patamar aceitável muito rápido e em outros com muito menos população a curva de óbitos tornou-se exponencial. Todos os países do mundo passam por profundas restrições no seu modus vivendi das pessoas. Acarretando um processo de retração da economia.

Falando do Brasil, não estamos nem perto de situações de pós guerras ou de outras pestes que impregnaram o mundo. Senão vejamos! Precisaremos reconstruir as cidades? Os cientistas e os governo brasileiro estão parados sem fazer nada? Estamos passando por uma estiagem e os reservatórios de água estão baixos? Existe desabastecimento de comida e coisas? Há greve no campo? Bom, as respostas a todas essas perguntas e poderiam ter sido feitas outras, é não.

Não fomos arrasados por uma guerra e temos de reconstruir tudo. Os nossos cientistas brasileiros foram os primeiros a mapear o RNA do COVID-19 e agora, pela FIOCRUZ, foram os primeiros a identificar em vitro o momento exato da infecção do vírus nas células boas e suas consequências, coisas fundamentais na busca da cura. O governo brasileiro está bastante atuante nas medidas de combate, algumas delas motivos até de ressalvas e críticas, mas está atuante. Ele também está adotando várias ações para amenizar o impacto da crise na economia, em relação aos patrões e empregados, ou seja, o mercado não foi largado à deriva.

A inflação está sob controle. Na mesma quantidade de dias estamos numa posição “confortável” na curva de óbitos, em relação ao tamanho de nossa população. Já imaginaram se essa hidroxicloroquina der certo e for a cura? Acho que até quem critica o governo vai comemorar, ou não? Num momento em que a higienização é crucial, estamos passando por um ano folgado em relação à crise hídrica dos últimos anos. Graças a Deus, que aumentou consideravelmente nosso regime de chuvas.

Em consequência disso nossa produção no campo manteve-se em um patamar bem bom, assim como nossos rebanhos e produção avícola, o mesmo, podendo-se se falar dos bens duráveis e de consumo, o que evitará um desabastecimento. A desaceleração não significa terra arrasada. Parem seus agorentos de plantão de fazer isso! Os estudos dos mais renomados institutos econômicos no mundo e no Brasil já apontam para uma retomada na economia já em 2021, então!?

Logicamente que com essa paralização de boa parte da atividade econômica, sobretudo, a do comércio formal e informal e de algumas indústrias, as coisas tendem a se complicar um pouco como já disse com o recuo dos índices econômicos, e lógico alguns atores nesta cadeia poderão ser prejudicados, mas não, nunca e jamais na escala que vejo muitos apregoando. Vamos estar de volta aos trilhos muito mais rápidos do que os pregadores do apocalipse imaginam, por estas poucas coisas que afirmo acima e por outras tantas coisas boas que continuam ocorrendo em nossas vidas.

Vamos mudar de canal!? Vamos reverberar numa onda mais positiva, acreditar que tudo será resolvido e será! Em casa, enquanto permanecermos no tal afastamento ou isolamento social, vamos manter nossas mentes e atitudes para o futuro, vamos manter, criar planos, planejar nossas vidas para após tudo isso passar. Tenho visto muitos discursos de amigos e visto familiares com a vibe” lá embaixo, isso é tudo o que, usando uma metáfora, “o vírus quer”, mas não é só o COVID-19, pois assim abaixamos ainda mais nossas guardas e imunidades, para outras tantas coisas.

Não esqueçam que os casos aumentam muito de H1N1 e Dengue, nessa época, nosso combate a essas e outras mazelas internas, como colesterol, pressão alta, prevenção de câncer, prevenção de acidentes de carro etc, que matam muito mais que a COVID-19, devem continuar firmes e nem por isso nossas vidas estão fadadas ao fracasso, muito pelo contrário, vivemos felizes e nos encontramos, abraçamos e beijamos celebrando nossa existência, o que voltará a ocorrer. E vejam, não se trata de negar os problemas econômicos, mas sim de ter bons olhos para ver que teremos condições de sair muito menos arranhados.

O que essa pandemia vai nos deixar não sabemos ao certo, mas eu espero que sim, uma baita dor de consciência para que repensemos nossas vidas e o que estamos fazendo para o próximo e para o mundo. Saúde, Força e União.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias