Home / Opinião

OPINIÃO

Seu voto não muda nada

De­pois de mui­tas pro­mes­sas e bai­xa­ri­as che­ga­mos na se­ma­na dos pró­xi­mos qua­tro anos em que se­re­mos mais en­ga­na­dos: a se­ma­na da elei­ção.

Em to­da par­te des­te Pa­ís gi­gan­te ata­do co­mo Gul­li­ver na ilha lil­li­pu­ti­a­na se­gui­mos pa­tri­o­ti­ca­men­te co­mo se in­do ao aba­te­dou­ro, o co­ra­ção ba­ten­do na con­ta­gem re­gres­si­va da pas­si­vi­da­de bo­vi­na.

En­tre um es­pan­to e ou­tro tra­zi­do por no­tí­cias fal­sas e ver­da­dei­ras e ver­da­dei­ras e fal­sas -quem vai sa­ber?, ru­mi­na­mos cal­ma­men­te as úl­ti­mas ho­ras do fim de um tem­po cha­ve sem por­tas pa­ra abrir, na for­qui­lha de uma en­cru­zi­lha­da sem sa­ber di­rei­to se te­mos ca­mi­nhos ou abis­mos a es­co­lher.

Pois pe­la pri­mei­ra vez sen­ti­mos que não se tra­ta de vo­tar pe­los mé­ri­tos de um can­di­da­to de par­ti­do to­tal­men­te des­co­nhe­ci­do, mas pe­los des­mé­ri­tos do ou­tro can­di­da­to afun­da­do até a úl­ti­ma mas­sa de la­ma do seu par­ti­do.

Di­zem que há no mun­do mais de 6 mil idio­mas e só no por­tu­guês o Au­ré­lio re­gis­tra 435 mil pa­la­vras. Pa­ra quê tu­do is­so? Não exis­te a pa­la­vra cer­ta pa­ra es­sa ho­ra. Pa­la­vras e mais pa­la­vras, e só as per­gun­tas são re­ais. Quan­tas ve­zes o seu vo­to re­al­men­te mu­dou al­gu­ma coi­sa? Quan­tas ve­zes vo­cê já es­cu­tou es­te dis­cur­so de um Bra­sil mais jus­to e se­gu­ro? Quan­tas ve­zes vo­cê já te­ve que vo­tar no me­nos pi­or?

Por ve­zes per­ce­be­mos de for­ma mais agu­da que fo­mos in­se­ri­dos em um sis­te­ma de gra­des e ho­ri­zon­tes des­de o dia em que nas­ce­mos. Uma se­ma­na co­mo es­sa sur­ge de tem­pos em tem­pos e po­de tu­do, pe­lo bem ou mal. O sen­ti­men­to de an­gús­tia e a an­te­vi­são das di­fi­cul­da­des que ela pre­nun­cia são, pa­ra os for­tes, ala­van­cas da ins­pi­ra­ção. Ela é ao mes­mo tem­po som­bria e ale­gre, de ru­í­nas e nas­ci­men­tos. Um tem­po ter­rí­vel que es­gar­ça as mar­gens da per­cep­ção e nos for­ta­le­ce o es­pí­ri­to pa­ra se­guir en­ga­ja­do com a vi­da.

“A Re­vo­lu­ção dos Fu­jões” pre­co­ni­za­da no ar­ti­go de pri­mei­ra pá­gi­na des­te jor­nal no dia de on­tem, fa­la do fu­tu­ro que nas­ce­rá nas ur­nas des­te pró­xi­mo do­min­go. A “oli­gar­quia das ide­o­lo­gi­as” ci­ta­da pe­lo seu au­tor, Ba­tis­ta Cus­tó­dio, é a de­ge­ne­ra­ção que con­ta­mi­na os nos­sos so­nhos, que es­tão en­tre os mui­tos so­nhos do jor­na­lis­ta: “So­nho do re­en­con­tro do Bra­sil no ide­a­lis­mo li­be­ral dos po­lí­ti­cos”, “so­nho de um Go­i­ás li­ber­to da pa­ren­ta­lha po­lí­ti­ca”, “so­nho do Pa­ís li­vra­do de ou­tra su­ces­são pre­si­den­ci­al exa­lan­do ódi­os”, so­nho que não mais exis­ta “a fren­te am­pla de cor­rup­ção es­tru­tu­ra­da nos três po­de­res da Re­pú­bli­ca” e “nas cé­lu­las neu­ra­is que con­tro­lam a con­du­ta mo­ral na vi­da das pes­so­as”.

Os que nos en­con­tra­mos di­a­ria­men­te nes­tas pá­gi­nas vin­das pe­lo cor­reio do hu­ma­nis­mo, tes­te­mu­nha­mos a for­ça que ema­na dos ar­ti­gos do seu jor­na­lis­ta mai­or, por­ta voz da con­sci­ên­cia his­tó­ri­ca dos go­i­a­nos. É mui­ta boa es­ta luz que pe­las ma­nhãs pal­mi­lha nos­sos ca­mi­nhos e faz com que não es­te­ja­mos a sós no pas­sar des­ta se­ma­na via-sa­cra.

Ba­tis­ta Cus­tó­dio soa co­mo um At­las car­re­gan­do às cos­tas o in­cal­cu­lá­vel pe­so da his­tó­ria re­cen­te de des­lei­xos e per­das de opor­tu­ni­da­des dos ver­da­dei­ros po­lí­ti­cos se da­rem as mãos.

Há al­guns anos pas­sa­dos pre­sen­ci­a­mos nas de­pen­dên­cias do Di­á­rio da Ma­nhã o abra­ço fra­ter­no in­du­zi­do por Ba­tis­ta e que re­u­nia go­ver­na­do­res go­i­a­nos do pas­sa­do, do pre­sen­te e do fu­tu­ro. E de na­da re­sul­tou, pois ca­da um pre­fe­riu se­guir seus pró­prios ca­mi­nhos sem se dar con­ta de que jun­tos tu­do se­ria di­fe­ren­te pa­ra to­dos e pa­ra o po­vo. Em­bo­ra ho­mens pú­bli­cos, a ver­da­de é que só pen­sam na vi­da, nos in­te­res­ses e na car­rei­ra de­les mes­mos.

Fe­liz e in­fe­liz­men­te, é es­sa de­su­ni­ão re­ve­la­do­ra de am­bi­ções ocul­tas e sua dis­pu­ta in­sa­na pe­lo po­der que for­ta­le­cem o Di­á­rio da Ma­nhã, to­dos os di­as lan­ça­do nas ban­cas con­ten­do um en­xa­me de idei­as que pi­cam in­dig­na­ções pa­ra to­dos os la­dos. Abrir su­as pá­gi­nas é dar con­ta do pe­ri­go e da be­le­za que acon­te­ce lá fo­ra. E da im­po­tên­cia de sa­ber que so­mos par­te da en­gre­na­gem hu­ma­na que se­gue à nos­sa re­ve­lia e seu vo­to não vai mu­dar na­da. Si­ga­mos, no en­tan­to.

(Px Sil­vei­ra Ins­ti­tu­to Ar­te­Ci­da­da­nia, pre­si­den­te pxsil­vei­[email protected])

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias