Home / Opinião

OPINIÃO

Salvem a advocacia jovem em Goiás

Co­me­çar na ad­vo­ca­cia em Go­i­ás é ser lar­ga­do de um bar­co em al­to-mar, sem sal­va-vi­das, com a água in­fes­ta­da de tu­ba­rões. Pa­re­ce exa­ge­ra­do, mas é as­sim que me sen­ti nos três pri­mei­ros anos lo­go após mi­nha ins­cri­ção na Or­dem dos Ad­vo­ga­dos do Bra­sil – Se­ção de Go­i­ás (OAB-GO).

As di­fi­cul­da­des e in­se­gu­ran­ças sur­gem lo­go no iní­cio, pois fal­ta ori­en­ta­ção so­bre qual ca­mi­nho es­co­lher: mon­tar o pró­prio es­cri­tó­rio ou tra­ba­lhar co­mo em­pre­ga­da. Por me­do de não con­se­guir me man­ter so­zi­nha, es­co­lhi a se­gun­da op­ção, mas é exa­ta­men­te aí que co­me­ça­ram os pro­ble­mas.

Em gran­des es­cri­tó­rios, o sa­lá­rio ra­ra­men­te ul­tra­pas­sa R$ 1,5 mil, va­lor que é ir­ri­só­rio e que im­pos­si­bi­li­ta que o jo­vem ad­vo­ga­do se sus­ten­te. Além dis­so, não há ga­ran­ti­as tra­ba­lhis­tas co­mo fé­rias e car­tei­ra as­si­na­da, além de fi­car­mos ocu­pa­dos com ta­re­fas que nin­guém mais quer fa­zer.

Sei que mi­nha si­tu­a­ção não foi ca­so iso­la­do, pois ou­ço re­la­tos de co­le­gas de fa­cul­da­de que so­frem com os mes­mos per­cal­ços. Cla­ro que ne­nhum de nós es­pe­ra­va co­me­çar de ci­ma, mas tí­nha­mos es­pe­ran­ça de que a OAB-GO até pe­la anu­i­da­de ca­ra que co­bra, pu­des­se dar al­gum ti­po de ori­en­ta­ção.

A aju­da de­la, po­rém, se li­mi­ta a in­di­car cur­sos de aper­fei­ço­a­men­to, mas, fran­ca­men­te, que pro­fis­si­o­nal em iní­cio de car­rei­ra tem re­cur­sos fi­nan­cei­ros pa­ra pa­gar es­ses cur­sos? Se­ria mais efi­caz bri­gar por um pi­so sa­la­ri­al e pe­lo res­pei­to a ga­ran­ti­as tra­ba­lhis­tas, me­di­das sim­ples e que da­ri­am con­di­ções mui­to me­lho­res pa­ra quem es­tá co­me­çan­do a car­rei­ra.

O que mais in­dig­na é que, por mais ób­vias que es­sas me­di­das so­em, fal­ta al­guém com co­ra­gem su­fi­ci­en­te pa­ra de­fen­de-las. De no­vo, a es­pe­ran­ça era que a OAB Go­i­ás e seu pre­si­den­te, Lú­cio Flá­vio Si­quei­ra de Pai­va, en­cam­pas­sem es­sa bri­ga, co­mo ele mes­mo ha­via pro­me­ti­do na cam­pa­nha de 2015.

En­ga­na-se quem acha que bri­gar pe­las jo­vens ad­vo­ga­das e ad­vo­ga­dos é lu­tar ape­nas pe­la dig­ni­da­de no sa­lá­rio. É pre­ci­so jo­vens em car­gos na OAB-GO, o que só se­ria pos­sí­vel com a re­ti­ra­da da cláu­su­la de bar­rei­ra de cin­co anos. Es­sa é ou­tra de­cep­ção com Lú­cio Flá­vio, que pro­me­teu com­prar es­sa bri­ga em nos­so no­me, mas dei­xou de la­do as­sim que as­su­miu a pre­si­dên­cia. E, co­mo se não bas­tas­se, as­si­nou a Car­ta de Go­i­â­nia, do­cu­men­to no qual de­cla­rou re­pú­dio ao Pro­je­to de Lei 8.289/2017, apre­sen­ta­do à Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos por so­li­ci­ta­ção do con­se­lhei­ro fe­de­ral Le­on De­niz pa­ra a ex­tin­ção da cláu­su­la de bar­rei­ra “por se tra­tar de as­sun­to con­trá­rio aos in­te­res­ses da ad­vo­ca­cia e com ob­je­ti­vos me­ra­men­te elei­to­rei­ros”. Quer di­zer en­tão que quan­do pro­me­teu lu­tar por is­so Lú­cio Flá­vio o fez por mo­ti­vos elei­to­rei­ros? Bom sa­ber.

To­do es­se ce­ná­rio pro­va que, pa­ra mu­dar de ver­da­de, é pre­ci­so ter com­pro­mis­so com a ad­vo­ca­cia. Só al­guém que já pas­sou pe­las si­tu­a­ções vi­ven­cia­das pe­la jo­vem ad­vo­ga­da e pe­lo jo­vem ad­vo­ga­do po­de ter a no­ção de co­mo é im­por­tan­te ter uma OAB-GO que es­te­ja ao nos­so la­do, nos ori­en­tan­do, acon­se­lhan­do e pre­pa­ran­do pa­ra o mer­ca­do de tra­ba­lho.

Na elei­ção de 2015, a ad­vo­ca­cia jo­vem con­fiou em al­guém que pro­me­tia uma re­vo­lu­ção. O dis­cur­so de apoio aos jo­vens, po­rém, mor­reu no dia que o pre­si­den­te as­su­miu o car­go. Qua­se três anos de­pois, ele con­ti­nua sen­ta­do em ci­ma das pró­pri­as pro­mes­sas e não te­ve o me­nor pu­dor em aban­do­nar a ad­vo­ca­cia jo­vem, que, além de con­ti­nu­ar de­sam­pa­ra­da por quem de­ve­ria de­fen­dê-la, ago­ra se sen­te tam­bém tra­í­da.

(Bru­na Re­zen­de, ad­vo­ga­da)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias